sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Perfil Jovens Promessas: Iker Muniain (Athletic Bilbao)


Iker Muniain, jovem talento do Athletic Bilbao. É um dos jogadores da fornada de jovens talentos que estão a aparecer no Athletic e que foram na época transacta à final da Liga Europa, perdida para o Atlético de Madrid. Outros desses jovens valores são, por exemplo, Ander Herrera ou Aurtenexe. No clube desde 2005, estreou-se pela equipa principal em 2009, com apenas 16 anos. 


Três meses depois, tornou-se no mais jovem marcador de um golo da história da Liga Espanhola, com um golo frente ao Valladolid. Representou Espanha em sub-16, sub-17, sub-19, sub-20 e sub-21, e, recentemente, fez o seu primeiro jogo pela equipa principal do seu país. As suas principais características são, sem dúvida, a qualidade técnica e o controlo de bola. 

Tornou-se conhecido para muitos portugueses, e, em particular, os sportinguistas, na meia-final da Liga Europa, em que o Athletic eliminou o Sporting. Por vezes nem nos lembramos que tem apenas 19 anos e está no seu primeiro ano de sénior, dada a sua qualidade. 

Como é normal, têm surgido vários clubes interessados, sendo o Manchester United o clube mais falado. San Mamés começa a ser um palco pequeno para tanto talento e não será surpreendente se for comprado por um valor semelhante ao seu ex-colega de equipa, Javi Martinez, que saiu por 40 milhões de euros para o Bayern. 

Total de visualizações