sexta-feira, 21 de junho de 2013

Perfil Jovens Promessas: Georginio Wijnaldum (PSV Eindhoven)


Georginio Wijnaldum, médio ofensivo de 22 anos do PSV. Sobrinho de Royston Drenthe e irmão de Giliano Wijnaldum, jogador do AZ Alkmaar, começou a jogar nas camadas jovens do Sparta Roterdão, clube da sua cidade, com seis anos. Ainda muito jovem, rejeitou convites do PSV e do Ajax, os dois melhores clubes do seu país, alegando que não via futebol na televisão e que, por isso, não conhecia nenhum jogador das equipas principais desses clubes e não tinha qualquer interesse em abandonar o seu clube. 


Essa situação mudou e, em 2004, foi jogar para o Feyenoord, onde foi colega de equipa de Leroy Fer, desde as camadas jovens. Pouco depois, começou a ser chamado às seleções jovens da Holanda e tornou-se claramente num dos jogadores mais promissores do país. Em 2007, tornou-se no jogador mais novo da história do clube a estrear-se na Eredivisie, com apenas 16 anos e 148 dias. 

Foi tendo cada vez mais oportunidades na equipa principal e, ainda com idade de júnior, ganhou a titularidade no conjunto holandês. Há dois verões atrás, assinou pelo PSV, por cerca de cinco milhões de euros. A sua primeira temporada foi boa mas, na segunda, “explodiu”. Apontou catorze golos só no campeonato e jogou a maioria dos encontros, na condição de titular.

Este verão, disputou o Campeonato da Europa de Sub-21, no qual a Holanda foi eliminada nas meias-finais, por Itália, tendo Wijnaldum sido um dos jogadores do seu país em maior destaque. Já apareceram muitos interessados no seu passe, mas o PSV tem resistido ao assédio por um jogador que deverá render muitos milhões de euros. 

Tem muita técnica, protagoniza grandes “arrancadas”, é muito rápido com e sem bola e remata forte e colocado.

Total de visualizações