sexta-feira, 14 de junho de 2013

Perfil Jovens Promessas: Lewis Holtby (Tottenham Hotspur FC)


Lewis Holtby, médio ofensivo de 22 anos do Tottenham. Filho de pai inglês e mãe alemã, nasceu na cidade alemã de Erkelenz. Começou a jogar no Sparta Gerderath, bastante novo. Em 2001, os olheiros do Borussia Moenchengladbach descobriram-no e levaram-no para as camadas jovens do clube da Bundesliga. Três anos depois, foi dispensado, devido às suas características físicas, e foi terminar a sua formação no Alemannia Aachen. 


Em 2007, ainda bastante novo, estreou-se pela equipa principal do clube. Destacou-se e, duas épocas depois, foi para o Schalke 04, por quase três milhões de euros. Na segunda metade da época 2009/10, esteve emprestado ao Bochum, para jogar regularmente e, na época seguinte, seguiu-se novo empréstimo, desta feita, ao Mainz. Regressou ao clube que lhe pagava os ordenados e tornou-se num dos jogadores mais apetecíveis da Bundesliga. 

O seu contrato ia terminar, este verão e, para impedir que o jogador saísse a custo zero, o Schalke vendeu o seu passe ao Tottenham de André Villas-Boas, que apelidou a transferência de “negócio do século”, por menos de dois milhões de euros. De janeiro até ao final da temporada, fez alguns jogos na Premier e espera-se que, dentro de poucos meses, se torne fundamental no onze do jovem treinador português. 

Apesar de já ser internacional A pela Alemanha, participou no Campeonato da Europa de Sub-21, no qual a sua equipa se ficou pela fase de grupos. Holbty demonstrou estar um nível acima de todos os seus colegas de equipa e é, claramente, jogador de seleção principal. 

Tem qualidade técnica, visão de jogo e bom transporte de bola. Joga bem entre linhas e faz excelentes passes a rasgar a defesa, entre o central e o lateral. Para além de vir atrás buscar jogo, também aparece muito bem em zonas de finalização. Tem um remate forte de pé esquerdo e marca bem livres. Foi, sem dúvida, um negócio extraordinário por parte dos Spurs.

Total de visualizações