quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Perfil Jovens Promessas: Ahmed Musa (PFC CSKA Moscovo)


Ahmed Musa, ponta de lança de 20 anos do CSKA Moscovo. É um dos jogadores mais promissores, não só da Nigéria, como do continente africano. Fez toda a sua formação numa academia nigeriana e, com apenas 15 anos, foi emprestado a uma equipa do campeonato nacional... e jogou! No ano seguinte, seguiu-se novo empréstimo e, em 2010, foi comprado pelo VVV-Venlo, da Holanda. 


Nos primeiros meses, não jogou, por questões burocráticas, mas, contabilizando já dezoito anos, estreou-se na Eredivisie. Nesta altura, já era internacional absoluto pela Nigéria e, aliando esse facto às boas exibições no campeonato holandês, começou a ser seguido por grandes clubes. No fim dessa temporada, participou no Campeonato do Mundo de Sub-20 e esteve em grande. Marcou vários golos e fez parte da lista dos melhores atletas da competição. 

O VVV conseguiu segurá-lo mas por pouco tempo. Em janeiro de 2012, assinou pelo CSKA Moscovo, por cinco milhões de euros. Rapidamente assumiu a titularidade no “onze” do clube russo e também da seleção principal nigeriana. Há poucas semanas, realizou-se outro Mundial de Sub-20 e, apesar de o extremo ainda ter idade para participar, não foi convocado, devido à importância que já tem na equipa de Obi Mikel. Potencial para chegar a um clube ainda melhor não lhe falta, mas a saúde financeira do campeão russo poderá dificultar-lhe a chegada a outros patamares. 

É um jogador extremamente rápido, com capacidade de explosão e facilidade na finalização. Demonstra classe, qualidade técnica e faz remates colocados muito bons. 

Total de visualizações