sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Perfil Jovens Promessas: Eric Dier (Sporting CP)



Eric Dier, defesa central de 19 anos do SportingNascido em Inglaterra, veio para Portugal, para a zona de Lagos, com seis anos de idade. Na altura do Euro 2004, a sua mãe arranjou um emprego noutra zona do país e Eric veio, com a sua família, viver para Cascais. Começou a jogar futebol e saltou à vista aos olheiros do Sporting, que o levaram para as camadas jovens do clube de Alvalade, com apenas nove anos. 



Quando passou para o escalão de iniciados, foi viver para a Academia de Alcochete e deu início a um grande crescimento, não só como jogador, mas principalmente físico. Em 2011, ainda a cumprir o seu segundo ano de juvenil, foi emprestado ao Everton. 



A sua estadia em Inglaterra durou um ano e meio e aí começou a chamar a atenção da Federação, que o convocou para jogos das seleções jovens, e dos clubes ingleses. Dier poderia ter optado pela seleção portuguesa, mas a sua escolha sempre recaiu sobre Inglaterra. 



No verão de 2012, regressou ao Sporting para integrar a equipa B dos leões. Apesar de ainda ser junior, rapidamente se impôs e foi promovido à equipa principal, na qual fez vários jogos, pela mão de Jesualdo Ferreira. Há poucos meses, representou os ingleses no Campeonato do Mundo de Sub-20, onde demonstrou, a par de Ross Barkley, ser um dos jogadores mais promissores do país. Naturalmente, surgiram interessados vindos da Premier League, como Fulham, Chelsea ou Tottenham, mas, apenas por curiosidade, é importante salientar o facto de Dier ser adepto do Manchester United. 


É um atleta possante, com uma maturidade e capacidade de liderança muito acima da média. Muito inteligente na forma como se posiciona, é imbatível no jogo aéreo e demonstra também muita qualidade na saída de bola para o ataque, aspeto esse que faz com que desempenhe igualmente bem a função de médio defensivo.

Total de visualizações