segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Perfil Jovens Promessas: Samuel Umtiti (Olympique Lyonnais)



Samuel Umtiti, defesa central de 19 anos do LyonChegou à formação do seu atual clube com apenas sete anos e cresceu a acompanhar os sucessivos campeonatos conquistados pelo Lyon. Em janeiro de 2012, ainda como júnior, estreou-se pela equipa principal. 



Sendo presença habitual nas convocatórias das seleções jovens francesas, foi, sem surpresa, convidado a participar no Campeonato da Europa de Sub-19. Nesse torneio, Umtiti demonstrou ser um defesa goleador extremamente perigoso nas bolas paradas, com destaque para os dois golos apontados na meia-final, frente a Espanha, na qual França viria a ser eliminada nas grandes penalidades. 



Na época que começou pouco depois, o jovem francês assumiu a titularidade no Lyon, disputando grande parte dos encontros no lado esquerdo da defesa. Na memória dos adeptos ficará certamente o seu espetacular golo, contra o Tottenham de André Villas-Boas, em partida a contar para a Liga Europa (http://www.youtube.com/watch?v=zSIjm_qo4nM ). Na imprensa britânica, chegou a ser notícia pelo suposto interesse do Newcastle nos seus serviços. 



Há algumas semanas atrás, sagrou-se campeão do mundo de sub-20 e foi eleito, pelos leitores das “Jovens Promessas”, melhor central do torneio, juntamente com Jherson Vergara, do AC Milan. Na presente temporada, terá maiores possibilidades de ser titular no Lyon na sua posição de raiz, devido à saída de Dejan Lovren para o Southampton. 


Apesar de não ser uma “torre” (1,81 m), é fortíssimo no jogo aéreo e demonstra qualidade no desarme. Depois de recuperar a bola, está sempre de cabeça levantada a olhar para o jogo e sai a jogar para linhas de passe seguras. 

Total de visualizações