sábado, 14 de dezembro de 2013

Miguel Rodrigues (CD Nacional)



Dos juniores do Leiria até à titularidade na Choupana. Foi este o trajeto de Miguel Rodrigues, nos últimos 2 anos. O jovem central tem sido um dos esteios dos nacionalistas, numa temporada em que os insulares sofreram menos 11 golos do que em igual altura de ano passado. 



Miguel Rodrigues tem 20 anos e estreou-se na primeira liga há 2 épocas atrás, quando vários juniores do União de Leiria tiveram que representar a equipa sénior nas duas últimas jornadas da liga. Uma boa exibição na Luz, num jogo em que os “juniores” leirienses perderam apenas por 1.0, despertou o interesse de vários clubes. Caixinha treinou a União nessa época (embora tenha sido Dominguez a lançar o jovem central), e o conhecimento que tinha sobre ele fez com que o levasse para o Nacional na época seguinte. 

Depois de uma primeira fase de adaptação, longe das escolhas iniciais de Caixinha, o jovem central tornou-se indiscutível na segunda volta, já com Manuel Machado no comando. Novo ano, a mesma importância. Miguel Rodrigues ainda não falhou nenhum minuto em jogos do campeonato.

Muito seguro, faz com Mexer uma das duplas de centrais mais interessantes da liga. Com 1.88m Miguel é o elemento mais forte fisicamente, e o que fica mais na marcação ao avançado contrário, sobrando Mexer para as dobras. Muito sereno, e com um excelente sentido posicional, exibe em campo uma maturidade bastante elevada para a idade e para um jogador que faz apenas a segunda temporada enquanto sénior. Ainda há poucas semanas esteve excelente no Dragão, não acusando em nada a pressão do jogo. Sair a jogar não é o seu ponto forte, e é um dos aspetos em que claramente pode melhorar. 

As boas exibições na Choupana valem-lhe constantes chamadas à seleção de sub-21, mas aí está tapado por Ilori e Paulo Oliveira. No entanto, se o nível das suas prestações continuar alto, poderá no final dar o salto.

Total de visualizações