sexta-feira, 13 de junho de 2014



Joachim Rodrigues, observador profissional, teve a amabilidade de nos responder a duas questões relacionadas com o recente empréstimo de Gianni Rodríguez, defesa esquerdo do Benfica, ao Lechia Gdańsk.

Segundo consta, e tal como noticiámos há dias, o uruguaio jogará na Polónia durante uma temporada, envolvido na transferência de Pawel Dawidowicz para a Luz.

De igual modo, Rudinilson Silva e Harramiz seguirão viagem rumo à Ekstraklasa.

Segue-se a pequena entrevista:

Jovens Promessas - A maioria dos nossos leitores pouco ou nada sabe sobre a Liga Polaca. Pode apontar algumas diferenças e, caso existam, semelhanças entre a Liga ZON Sagres e a Ekstraklasa? 

Joachim Rodrigues - O «gap» competitivo que antes poderia existir entre a Ekstraklasa e outros campeonatos ou ligas nacionais ditas mais evoluídas, onde se inclui obviamente a Liga ZON Sagres, tem vindo a ser diminuído paulatinamente e de forma sustentada nos últimos tempos, fruto de um bom trabalho levado a cabo pelas entidades polacas. Uma das grandes diferenças em termos de paradigma, comparativamente ao campeonato português, é que na Polónia aposta-se fortemente no talento nacional, não sendo por acaso o facto de em vários e bons clubes europeus, espalhados um pouco por toda a parte, ser possível observar jovens oriundos daquele país a iniciarem ou a completarem o seu processo de profissionalização. A Ekstraklasa é por estes dias uma das melhores plataformas geradoras de talento do futebol europeu. 

JP - Na sua segunda temporada como sénior, Gianni Rodríguez jogará num campeonato com visibilidade quase nula. Considera que com este empréstimo o uruguaio acabará por se "perder"? Ou acha, pelo contrário, que ainda tem hipóteses de chegar ao plantel principal do Benfica? 

JR - Não diria que a Ekstraklasa tenha visibilidade quase nula. Como referi anteriormente, por estes dias, é uma das melhores plataformas geradoras de talento do futebol europeu, sendo seguida de forma regular pelos olheiros de alguns dos grandes clubes do «Velho Continente». 
Quanto a Gianni Rodríguez, na impossibilidade de prosseguir a sua evolução sob regime de empréstimo por parte do Benfica a um clube da Liga ZON Sagres, penso que a Ekstraklasa poderá ser uma boa alternativa para esta fase da sua carreira. 
O facto de poder chegar ou não ao plantel principal do Benfica - neste momento é certo que ainda não consegue corresponder às exigências -, dependerá sempre da sua capacidade de resposta aos desafios ou estímulos competitivos que lhe forem colocados pela frente durante estes próximos tempos. 

Total de visualizações