quinta-feira, 26 de junho de 2014

Perfil Jovens Promessas: Muhamed Bešić (Ferencváros TC)



Muhamed Bešić, médio defensivo de 21 anos do FerencvárosAté há bem pouco tempo um perfeito desconhecido, é hoje uma das revelações do Mundial 2014. No torneio onde se têm destacado jogadores como Leo Messi ou Neymar, deu nas vistas em todos os jogos da estreante e já eliminada Bósnia-Herzegovina e tornou inevitável a sua contratação por parte de um clube de muito maiores dimensões do que aquele a que está contratualmente ligado.

Descendente de bósnios, viveu os dezanove primeiros anos da sua vida na Alemanha, onde, de resto, fez a sua formação como jogador, a qual terminou ao serviço do Hamburgo. Na duas temporadas que se seguiram, contou com pouquíssimos minutos de jogo e acabou por rumar ao Ferencváros da Hungria. Poder-se-ia pensar que jogaria o resto da sua carreira em campeonatos de menor visibilidade... Nada mais errado.

Evoluiu a olhos vistos na Liga Húngara e conquistou um lugar no "onze" da sua seleção nacional. Um pouco por todo o Mundo houve quem tenha ficado impressionado com a qualidade que exibiu no Brasil e é agora uma questão de dias até que seja oficializada a sua contratação por parte de uma equipa com outro tipo de aspirações.

Bešić é um excelente construtor de jogo, com qualidade técnica e que, por mais pressionado que esteja, consegue sempre passar a bola com critério, isto é, tem capacidade para dar o esférico jogável ao seu companheiro em melhor posição no terreno de jogo. 

Em termos defensivos, destaca-se pela ótima leitura das jogadas, que lhe permite antecipar-se a muitos dos adversários e voltar a construir. Pela negativa, há que salientar o seu temperamento, que o faz entrar em muitas picardias, e ainda o número de faltas desnecessárias que efetua em cada encontro.

Total de visualizações