domingo, 20 de julho de 2014

O ninho da Águia: João Nunes

Publicado na AABE:


"Capitão da equipa de júniores que na última temporada muita tinta fez correr, o jovem central é, aos 18 anos, um dos defesas da Academia do Seixal em quem os dirigentes do clube depositam maiores esperanças. Dentro de semanas, logo após o Campeonato da Europa de Sub-19, integrará a formação secundária do Benfica e deverá fazer parelha, no centro da defesa, com o também promissor Fábio Cardoso.

De águia ao peito desde há sete anos, João Nunes entende todos os valores que regem a instituição encarnada. É uma extensão do adepto dentro das quatro linhas. O seu rico palmarés, a atenção com que contou por parte da imprensa no passado ano desportivo e o facto de ter capitaneado o plantel orientado por João Tralhão não serão certamente obra do acaso. Muitos dos que acompanham as camadas jovens do clube apontam até o defesa natural de Setúbal a um posto quase que sagrado no campeão nacional: o de capitão da principal equipa.

Analisando o currículo deste atleta, é possível concluir que poucos jogadores portugueses se podem gabar de já ter ganho tantos títulos nacionais na formação. Curiosamente, o primeiro deles foi conquistado no ano em que Jorge Jesus se sagrou pela primeira vez campeão. Corria a época 2009/10 quando, ao lado de jogadores como Pedro Rebocho, Raphael Guzzo ou Marcos Lopes, hoje no Manchester City, João Nunes venceu o Campeonato Nacional de Iniciados.

Apenas doze meses depois, foi a vez do de Juvenis. Numa fase final que, para além dos habituais FC Porto e Sporting, contou ainda com o Padroense (satélite dos dragões), as águias bateram toda a concorrência e arrecadaram novo troféu.

Já em 2013, foi coroada campeã nacional de juniores a equipa que contava com a já famosa geração de Bernardo Silva, João Cancelo, Hélder Costa ou Bruno Varela e na qual figurava também João Aniceto Grandela Nunes, que permaneceu no plantel para a temporada seguinte, temporada essa que esteve definitivamente perto de oficializar o Benfica como uma das melhores equipas europeias em termos de produção de talentos.

Na primeira edição da UEFA Youth League, Nunes & companhia caminharam com sucesso até à grande final, onde foram derrotados pelo Barcelona de Adama Traoré. Apesar disso, um pouco por todo o Velho Continente foi reconhecida a existência de talento no Caixa Futebol Campus. Prolongou-se esta faceta do "quase" e, semanas depois, o Nacional de Júniores escapou por entre os dedos e rumou a Braga, ao Sporting local, já na última jornada.

Rápido e concentrado, o internacional sub-19 possui todas as qualidades pedidas a um líder, evidenciando-as, por exemplo, na forma madura como aborda cada jogo. Imperial nas alturas e perigoso nas bolas paradas ofensivas, destaca-se também pela sua inteligência dentro das quatro linhas, que lhe permite posicionar-se em campo de forma exemplar, e pela qualidade e classe com que sai a jogar, criando muitas vezes desequilíbrios a partir de trás."


Total de visualizações