domingo, 3 de agosto de 2014

O ninho da Águia: Aurélio Buta

Publicado na AABE:


"Preparando a quarta temporada consecutiva de águia ao peito, o internacional jovem português é um dos atletas mais interessantes da geração que, há pouco mais de dois meses, disputou o Europeu de Sub-17, no qual a eliminação se deu no confronto com Inglaterra. Contudo, tal reconhecimento não se verificava até ao início da época 2012/13...

Nascido em Angola e criado no distrito de Aveiro, deu os primeiros passos no futebol federado ao serviço do Águeda. Ainda como infantil, deu o "salto" para o maior clube regional, o Beira-Mar, onde permaneceu até 2011, captando a atenção da rede de prospeção nacional do Benfica. Prontamente capturado pelos encarnados, mudou-se de malas e bagagens para o Caixa Futebol Campus e passou a representar o escalão de iniciados do campeão nacional.

Doze meses volvidos, tapado na equipa principal de juvenis por talentos como Gonçalo Guedes, Romário Baldé ou Hildeberto Pereira, não foi além da formação secundária, ao serviço da qual venceu a Divisão de Honra da AF Lisboa. Aí, defrontando equipas como Sporting B, Linda-a-Velha ou Juventude da Castanheira, cresceu a todos os níveis e garantiu a esperada promoção.

Orientado por Renato Paiva, garantiu na época transata um lugar no "onze" e a qualidade das suas exibições catapultou o extremo para a Seleção Nacional de Sub-17, a tal que foi eliminada na meia-final do Europeu da categoria com nove águias na equipa titular. Atualmente, a realizar a preparação para o novo ano desportivo com os juniores, luta para conquistar o seu espaço, sabendo de antemão que só a precoce promoção de Romário e Guedes à equipa B lhe poderá abrir as portas da titularidade.

Aurélio Buta é um médio-ala que tem na potência, na velocidade e na capacidade de explosão os seus principais trunfos. Forte tecnicamente, destaca-se no capítulo do cruzamento e pela qualidade de decisão. Como ponto fraco, de referir o tempo que demora por vezes a soltar a bola, pormenor que será certamente corrigido com o gradual aumento de competitividade a que será sujeito."


Total de visualizações