segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Perfil Jovens Promessas: Adama Traoré (FC Barcelona)



Nascido e criado na Catalunha, é aos 18 anos um dos mais promissores atletas da famosa academia La Masia. Contando ainda com idade de júnior, tem impressionado pela precocidade dos seus feitos e pela qualidade com que consegue misturar o seu perfume africano com o famoso "tiki-taka" do Barça.

Nos quadros da instituição desde 2004, rapidamente se percebeu que Adama tem potencial para atingir o topo. Logo como juvenil, fez várias boas exibições na NextGen Series (competição que antecedeu a UEFA Youth League), tendo sido meses depois, já como júnior de primeiro ano, promovido à equipa B do clube blaugrana. 

De forma surpreendente, foi catapultado para o patamar seguinte pela qualidade das suas aparições na Liga Adelante: a 23 de novembro de 2013 entrou para o lugar de Neymar, num embate frente ao Granada, e estreou-se no principal escalão do futebol espanhol, conseguindo apenas três dias depois debutar na Liga dos Campeões, desta feita, com o Ajax como adversário.

Quase meio ano volvido, teve uma importância vital na vitória sobre o Benfica, no derradeiro encontro da Liga Jovem da UEFA, e entrou no radar do público português. Nessa partida, na qual os catalães bateram os encarnados por 3-0, Adama espalhou o pânico ao longo dos noventa minutos e demonstrou ser um dos extremos mais temíveis da geração europeia de 96.

Respeitando a sua ascendência maliana, Adama Traoré manifestou há não muito tempo a sua intenção de vir a representar o país dos seus progenitores, mesmo tendo já internacionalizações jovens por Espanha, ao serviço da qual disputou o Europeu Sub-19 de 2013.

Invulgarmente desenvolvido em termos físicos, destaca-se pelo grande poder de explosão e pela excelente qualidade técnica, atributos que o tornam perigosíssimo no um para um ofensivo. Jogador de drible fácil, forte na proteção da bola e perigoso nos cruzamentos, evidencia grande capacidade para passar por vários adversários numa mesma jogada, através das suas fantásticas arrancadas. Um perigo à solta.





Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Adama Traoré Diarra 


Posições: extremo direito e extremo esquerdo


Data de nascimento: 25/01/1996



Naturalidade: L'Hospitalet de Llobregat



Altura: 1,78 m

Total de visualizações