sábado, 16 de agosto de 2014

Relatório: Kevin Kampl (Red Bull Salzburgo)


Penteado alternativo, muita personalidade, e 1,80m de puro talento. Kevin Kampl pode ser, para já, uma das menos mediáticas “Jovens Promessas” descritas nesta página, muito por culpa da parca visibilidade que tem a Bundesliga austríaca. Não obstante, em Salzburgo, está sediado um verdadeiro viveiro de talentos, potenciado pelos “euros” investidos pela Red Bull, mas também pela competência do departamento de scouting do clube. As ligações a equipas de segunda linha, como o Leipzig, e a atenção dispensada aos escalões secundários do futebol europeu tem conhecido efeitos práticos, assumindo-se neste momento como o campeão em título austríaco. O Red Bull Salzburgo tem duas figuras principais: Kevin Kampl – que hoje será analisado – e Jonathan Soriano, goleador ex-Barcelona. Para outra oportunidade, poderão surgir nomes como Sadio Mané, Hinteregger, Valon Berisha ou Sabitzer, todos atletas abaixo dos 24 anos. Aliás, a título de curiosidade, a média de idades do plantel do Salzburgo está na ordem dos 23 anos!

Nascido na Alemanha, numa localidade a escassos quilómetros de Leverkusen, Kevin Kampl tornou-se aos 19 anos internacional sub-21 pela Eslovénia, país de origem dos seus progenitores. No entanto, este foi um dos poucos pontos positivos na primeira fase da carreira de Kampl, hoje com 23 anos. As lesões e a falta de espaço obrigaram-no a descer até à terceira divisão alemã, escalão no qual conseguiu finalmente jogar com regularidade ao serviço do Osnabruck. Seguiu-se a subida de patamar com a transferência para o VfR Aalen, e eis que surgiu finalmente a oportunidade de jogar no principal escalão, dando o salto para Bundesliga (austríaca, entenda-se). Os três milhões investidos, pela produtividade de Kampl no meio-campo do Red Bull Salzburgo, serão agora considerados uma quantia irrisória. A influência do jogador no esquema da equipa e os números que apresenta são totalmente dignos de registo. Na passada temporada, em 51 jogos (campeonato, taça e provas europeias), Kampl marcou por 14 vezes e fez, imagine-se, 27 assistências para golo. Este ano, em seis jogos oficiais, leva dois golos e cinco assistências. E atenção, o mercado só fecha a 31…


Kevin Kampl é um médio que se destaca por aquilo que oferece ao jogo em termos ofensivos, podendo jogar a partir do meio ou descaído sobre um dos flancos. Pessoalmente, creio que o seu futebol ganha maior dimensão a jogar no meio, com um “guarda-costas” para que se liberte mais. Forte em progressão, apresenta grande qualidade a nível da condução e critério no capítulo da decisão. Desequilibrador, é um jogador ágil e forte no “drible”, bastante criativo. Sem medo de apostar no 1x1. Um dos seus principais atributos prende-se, sem duvida, com a capacidade de explorar os espaços, denotando inteligência. A partir da ala, é comum vê-lo explorar o espaço interior ou combinar com o avançado, merecendo destaque a sua capacidade de remate. O valor do seu passe está, segundo o “Transfermarkt”, na ordem dos 9 milhões de euros. E quanto mais tarde demorar o seu “resgate”, mais caro será…


Total de visualizações