segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Perfil Jovens Promessas: Mauro Riquicho (Sporting CP)



Internacional sub-19 por Portugal, o defesa direito com ascendência moçambicana é muito provavelmente o atleta mais promissor da geração de 95 dos leões. Contando já com uma temporada no futebol sénior, ao serviço do Sporting B, equipa pela qual disputou vinte e quatro encontros ainda com idade de júnior, Riquicho tem legítimas aspirações a chegar num espaço de dois a três anos à equipa principal do clube de Alvalade.

Natural de Cascais, deu os primeiros passos como atleta federado no Grupo Desportivo das Fontainhas, onde apenas permaneceu durante três anos. Ainda como infantil, deu o salto para o Sporting e não mais utilizou outra camisola que não a verde e branca. 

Recentemente, disputou o Campeonato da Europa de Sub-19 (que, recorde-se, foi vencido pela Alemanha, após uma vitória por 1-0 frente a Portugal) e revelou ser um dos jogadores com maiores possibilidades de vir a representar a seleção principal. Discreto, Riquicho foi bastante regular em toda a competição e talvez o atleta mais fiável do conjunto orientado por Hélio Sousa, o que o torna igualmente num dos prováveis titulares no Mundial de Sub-20 de 2015.

O jovem leão é um defesa extremamente seguro e fortíssimo no um para um defensivo. Muito calmo, tanto dentro como fora das quatro linhas, evidencia agressividade e competência no desarme, qualidades às quais alia um enorme pulmão, o que lhe permite subir no terreno sem comprometer pelo espaço deixado nas costas. A nível ofensivo, poderá melhorar ainda mais a precisão dos seus cruzamentos, bem como aumentar o número de vezes que os efetua, e tornar-se assim num jogador muito perigoso no último terço do terreno.




Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Mauro Alves Riquicho


Posição principal: defesa direito



Posição secundária: médio direito



Data de nascimento: 07/04/1995



Naturalidade: Cascais (Portugal)



Altura: 1,72 m

Total de visualizações