domingo, 5 de outubro de 2014

O ninho da Águia: Bruno Varela

Publicado na AABE:


"No clube desde os oito anos, Bruno Varela é uma das maiores esperaças da formação do Benfica. Atualmente titular na equipa B e opção regular na seleção portuguesa de sub-21, o jovem guardião poderá, embora não seja o cenário mais provável, aproveitar o clima de instabilidade que se vive na baliza do plantel principal e afirmar-se. A estreia ainda não aconteceu, mas está sem dúvida mais próxima do que nunca.

Descendente de cabo-verdianos, Varela deu os primeiros passos no futebol federado ao serviço do Ponte Frielas. Em 2006, ainda como infantil, defrontou o Benfica num torneio e impressionou tanto que de imediato recebeu convite para se mudar para as águias. Naturalmente, aceitou-o e, meses depois, estava integrado numa das gerações mais promissoras de que há memória.

Completou o escalão de infantis no Campo dos Pupilos do Exército e na temporada 2007/08 passou a jogar na Academia do Seixal. A partir daí, a sede de vitória não mais se esgotou. Ao lado de nomes como João Cancelo, Fábio Cardoso, João Teixeira, Bernardo Silva ou Hélder Costa, conquistou nos anos que se seguiram os campeonatos nacionais de todas as faixas etárias (Iniciados, Juvenis e Juniores) – certamente, um feito ao alcance de poucos.

Chegada a última época da sua formação, começou a atuar com regularidade na Segunda Liga, ao serviço do Benfica B. Simultaneamente, tornou-se presença assídua nos trabalhos do plantel orientado por Jorge Jesus. Como tal, tem sido esporadicamente convocado pelo técnico natural da Amadora, ainda que até ao momento não tenha somado qualquer minuto.

A nível de seleções jovens, Bruno Varela tem também tido relativo destaque. Internacional desde o escalão de sub-16, esteve presente nos Europeus Sub-19 de 2012 e 2013 (no segundo, foi o titular), no Mundial Sub-20 de 2013 e no Torneio de Toulon de 2014, tendo no último sido o principal responsável pelas redes portuguesas. Há poucos dias, foi igualmente selecionado para o play-off de acesso ao Europeu de Sub-21, a realizar no próximo Verão.

Muito possante, Varela é um guarda-redes imperial no jogo aéreo e muito competente a fazer a "mancha". Para além disso, conta com uma excelente leitura de jogo (demonstrada pela rapidez e qualidade com que chega às bolas colocadas nas costas da defesa), um bom posicionamento e grande capacidade de "vôo". Fruto da sua experiência no futebol profissional, é um guardião cada vez mais fiável e seguro nas suas ações e tem nos últimos meses melhorado o seu jogo de pés."


Total de visualizações