quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Perfil Jovens Promessas: Gonçalo Guedes (SL Benfica)



Ainda com idade de júnior, Gonçalo Guedes é, a par de Bernardo Silva, o maior talento alguma vez criado no Seixal. Como tal, e ao contrário do que sucedeu com o agora monegasco, é acarinhado por Jorge Jesus, tendo sido, em diversas ocasiões, publicamente elogiado pelo técnico natural da Amadora, o que torna a sua promoção definitiva à equipa A numa certeza a médio-prazo. Para já, enquanto é forjado longe dos holofotes pelo principal timoneiro das águias, vai evoluindo na Segunda Liga.

Nos quadros do clube desde os nove anos, Guedes percorreu com distinção todos os escalões da formação dos encarnados. Na última temporada, orientado por João Tralhão, participou na primeira edição da UEFA Youth League e teve um importante papel na caminhada até à grande final, que viria a ser ganha pelo Barcelona dos fantásticos Munir El Haddadi e Adama Traoré.

Naturalmente, foi promovido à equipa B na transição para esta época e, aproveitando a presença de outros elementos no Europeu Sub-19, conquistou um lugar no "onze" de Hélder Cristóvão. O seu crescimento, particularmente ao nível da tomada de decisão, foi brutal e sem surpresas tornou-se no novo "menino querido" da massa associativa, que anseia pela sua afirmação nos grandes palcos.

Aos poucos a ganhar robustez física, Gonçalo Guedes perdeu nos últimos meses o vício de querer "levar a bola para casa", revelando-se agora um jogador mais inteligente em termos táticos e colaborador nas tarefas defensivas. As qualidades que já tinha, essas, permanecem intactas. Ao toque de bola de luxo que evidencia, junta uma ótima apetência para o "1x1" e capacidade de explosão. Ademais, tem visão de jogo fantástica e consegue muitas vezes, através de passe, isolar colegas na cara do guarda-redes.





Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'ZeroZero'
Nome: Gonçalo Manuel Ganchinho Guedes



Posição principal: extremo esquerdo



Posições secundárias: extremo direito e ponta de lança



Data de nascimento: 29/11/1996



Naturalidade: Benavente (Portugal)


Altura: 1,78 m

Total de visualizações