segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Perfil Jovens Promessas: Jordan Veretout (FC Nantes)



Campeão do Mundo de sub-20 em 2013, Veretout é um dos nomes com maior peso na geração de 98 do futebol francês. Atualmente opção regular na seleção de sub-21, está já avaliado numa quantia superior a cinco milhões de euros e é mais um bom valor a despontar na Ligue 1.

Formado em 'La Jonelière' – a academia do Nantes, e uma das mais prestigiadas em França –, tem sido desde sempre comparado a jogadores como Didier Deschamps, Christian Karembeu, Marcel Desailly ou Jeremy Toulalan, todos eles lançados pelos 'Canaris'. No final da temporada 2010/11, ainda como júnior de primeiro ano, estreou-se pela equipa de seniores e começou a escrever a sua história no futebol profissional.

O que se seguiu foi apenas a confirmação do que muitos previam. Conquistou rapidamente a titularidade e superou em 2011/12 a barreira dos trinta encontros, marca que se manteria nas épocas seguintes. Numa dessas, ajudou inclusivamente o clube a regressar ao principal escalão do futebol francês.

Não obstante, o ponto alto da sua carreira estaria reservado apenas para o Verão de 2013. Completando um trio de meio-campo formado por Pogba (Juventus) e Kondogbia (Mónaco), Jordan Veretout foi fulcral na conquista do Mundial de Sub-20, torneio que confirmou o potencial da sua geração, que para além dos jogadores anteriormente referidos tem ainda Lucas Digne, Samuel Umtiti, Florian Thauvin ou Jean-Cristophe Bahebeck.

Competente no capítulo do passe, quer curto, quer longo, Veretout assume-se como um médio defensivo de construção, que, após as recuperações, de imediato dá início à manobra ofensiva da sua equipa. Inteligente também nos movimentos sem bola em direção ao último terço, demonstra qualidade na progressão com o esférico, visão de jogo e capacidade de remate de fora da área.





Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Jordan Veretout



Posição principal: médio defensivo



Posições secundárias: médio-centro e médio ofensivo



Data de nascimento: 01/03/1993



Naturalidade: Ancenis (França)


Altura: 1,77 m

Total de visualizações