quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Perfil Jovens Promessas: Paco Alcácer (Valência CF)



Elogiado pela qualidade de recentes fornadas de jogadores, o futebol espanhol tem conseguido nos últimos anos lançar atletas a quem se augura um fantástico futuro – basta pensar em futebolistas como Gerard Deulofeu, Jesé Rodriguez, Oliver Torres ou Juan Bernat. Paco Alcácer, internacional A pela 'Roja', é o mais recente na lista.


Nos quadros do Valencia há quase uma década, o jovem atacante tem sido um dos nomes em maior destaque no excelente arranque de Nuno Espírito-Santo ao comando da equipa 'Che'. Após vários golos e algumas excelentes exibições, deu o salto para a principal seleção espanhola – tinha representado todos os escalões desde o de sub-16 –, marcando logo ao segundo encontro, frente à Macedónia. Por tudo isto e também pelo seu passado, Paco Alcácer é apontado como futuro "9" de 'nuestros hermanos'.

De facto, este avançado tem dado nas vistas desde bastante cedo. Ainda como juvenil, conseguiu a promoção à equipa B do Valencia e não mais parou de balançar redes. Bateu, em 2010, o recorde de maior número de golos apontados numa fase de qualificação para um Europeu Sub-17 e, meses depois, conquistou a Bota de Ouro do torneio.

Mais tarde, deu que falar nos Europeus Sub-19 de 2011 e 2012, ambos conquistados pela 'Rojita'. O seu enorme talento começava a reclamar oportunidades ao mais alto nível e, logo após o certame de 2012, foi cedido ao Getafe, equipa que milita na Liga BBVA.

Embora não tenha sido notícia pelo número de golos, beneficiou das oportunidades que lhe foram concedidas e cresceu a todos os níveis, garantindo lugar no plantel do Valencia. Após uma razoável participação no Campeonato do Mundo Sub-20 de 2013, regressou ao clube. No entanto, o seu trajeto começou definitivamente da pior maneira possível. Logo na apresentação aos sócios, diante da AS Roma, até foi um dos homens do encontro, mas recebeu já no balneário a notícia de que o seu pai havia falecido nas imediações do Estádio Mestalla. 

Ainda assim, a sua temporada ficou marcada não só pelos vários golos que apontou, mas sobretudo pelas demonstrações de tremendo potencial. Como tal, tem sido presença assídua no "onze" de Nuno Espírito-Santo, sendo provável que no presente ano desportivo "rebente" e parta para uma grande carreira.

Paco Alcácer é um autêntico matador. Bom a jogar de costas para a baliza, destaca-se pela qualidade na finalização e pelas movimentações e desmarcações na grande área. Para além disso, trata bem a bola, revelando competência no um para um, e cria perigo no jogo aéreo. Um atacante com faro de golo.





Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')

Nome: Francisco Alcácer García



Posição: ponta de lança




Data de nascimento: 30/08/1993




Naturalidade: Torrent (Espanha)



Altura: 1,83 m

Total de visualizações