sábado, 15 de novembro de 2014

Barça Babes

Publicado no blogue Passe de Letra:

"Norte de Inglaterra, início da década de noventa. Pela mão do mítico Alex Ferguson, surge no Manchester United FC uma fornada de jogadores com qualidade acima da média e vontade de escrever páginas douradas na história do clube. Com a paciência e a confiança do técnico escocês, os 'Fergie Babes', como ficaram conhecidos, conquistarm o seu espaço no plantel dos red devils e marcaram uma era no futebol europeu. A ascensão, entre 1990 e 1994, de Ryan Giggs, Gary Neville, Nicky Butt, David Beckham, Paul Scholes e Phil Neville tornou-se assim num feito que durante anos se pensou irrepetível.

Porém, La Masia, a famosa academia que produziu o jogador com maior número de Bolas de Ouro da história da modalidade, está aos poucos a desmistificar essa tese. Os resultados de anos e anos de trabalho estão agora a revelar-se e um conjunto de sete atletas com um potencial imenso está gradualmente a adquirir protagonismo no FC Barcelona. Não bastasse a qualidade que já demonstram, há ainda um importante pormenor que certamente terá peso na carreira destes jovens: devido à contratação ilegal de menores, os 'blaugrana' não poderão reforçar o seu plantel ao longo do próximo ano. Em suma, estão reunidas as condições ideiais para a consolidação deste grupo.

Munir El Haddadi (ver perfil aqui), internacional AA por Espanha, é neste momento o atleta mais adiantado na transição para Camp Nou. Depois de uma temporada em que se sagrou máximo goleador da primeira edição da UEFA Youth League, tendo inclusivamente bisado frente ao Benfica, caiu no goto de Luis Enrique e pegou de estaca no "onze". O regresso de Luis Suárez veio reduzir a sua margem de manobra, mas é já um elemento importante na estratégia da equipa.

Quem também conquistou espaço entre os crescidos foi Sandro Ramírez (nascido em 1995), extremo com influência direta em alguns resultados deste início de época. Conhecido dos portugueses desde o golo apontado à equipa das quinas no Europeu U19 de 2013, Sandro leva já uma temporada completa na Liga Adelante e promete não facilitar a vida aos alas da equipa principal "culé".

Em situação diferente encontramos o médio-centro Sergi Samper (1995), que interpreta na perfeição o 'tiki taka' e é apontado como sucessor de Xavi. Apesar de já ter disputado uma partida de Liga dos Campeões frente ao APOEL, continua a ser trabalhado na Ciutat Esportiva Joan Gamper, sendo neste momento peça fulcral no FC Barcelona B, conjunto que representa há mais de doze meses.

Jean Marie Dongou (1995), por seu turno, foi o primeiro a alcançar a fama, mas voltou ao Mini Estadi, onde vai evoluindo ao serviço da formação secundária. Lançado por Tata Martino, contou ao longo da temporada transata com relativo protagonismo. Embora o treinador tenha entretanto sido alterado, o seu nome permanece nos planos para o futuro da entidade catalã. Há de chegar a sua hora.

Já Adama Traoré (1996) é um autêntico diamante em bruto que mistura perfume africano com ADN "blaugrana". Há um ano, acabado de se tornar júnior, contou com minutos na primeira equipa e, ao lado de Munir, ajudou o clube a vencer a UEFA Youth League. De momento, vai crescendo no segundo escalão do futebol espanhol, sabendo que mais cedo ou mais tarde receberá um voto de confiança (minutos, entenda-se) de Luis Enrique, que testou o extremo na pré-época.

Igualmente produto de La Masia, Alejandro Grimaldo (1995) demonstra potencial para se tornar num dos melhores laterais esquerdos da Europa. Ainda como juvenil, conquistou o seu espaço no Barça B e venceu um Europeu U19, mas uma lesão grave afastou-o dos relvados por vários meses, estagnando a sua evolução. Agora, treina regularmente com a equipa principal e recupera nos relvados da Liga Adelante todo o tempo que perdeu. A médio-prazo, promete ameaçar o posto de Jordi Alba.

A juntar à festa, há ainda Alen Halilović (1996), internacional croata e um dos maiores talentos do Velho Continente. No último Verão foi contratado por mais de dois milhões de euros - um investimento avultado, tendo em conta a idade - e os evidentes traços de Messi no seu jogo fazem sonhar os adeptos, que desejam a sua explosão.


É, sem dúvida alguma, uma das gerações mais fortes de que há memória. Caso as oportunidades acompanhem o seu crescimento, estes jovens podem muito bem tornar-se em nomes incontornáveis de um dos maiores clubes do Mundo. Com o acompanhamento adequado, Munir El Haddadi, Sandro Ramírez, Sergi Samper, Jean Marie Dongou, Adama Traoré, Alejandro Grimaldo e Alen Halilović marcarão a próxima década do futebol europeu. Os 'Fergie Babes' que se cuidem. Nunca o seu trono esteve tão ameaçado."

Total de visualizações