domingo, 2 de novembro de 2014

O ninho da Águia: José Gomes

Publicado na AABE:


"Atualmente juvenil de primeiro ano, José Gomes é sem margem para dúvidas um dos atletas mais talentosos da formação do Sport Lisboa e Benfica. Impressionando pela sua qualidade todos aqueles que o vêem, demonstra em cada jogo que pode vir a tornar-se numa referência do futebol nacional e, quem sabe, europeu.

Zé, como é conhecido, atua de águia ao peito desde 2012. Contudo, poderia perfeitamente estar a defender as cores do rival da 2ª Circular. À conversa com o autor desta rubrica, explica o modo como chegou à Luz: "jogava no União Atlético Povoense, numa escola do Sporting CP, e o Benfica descobriu-me num torneio em Vila Franca de Xira. Houve possibilidade de rumar ao Sporting, mas optei pelo Benfica".

Sabendo da preferência clubística, torna-se muito simples adivinhar as suas ambições. Mas já lá vamos. O jovem ponta de lança é, desde que chegou ao Seixal, uma das figuras de proa da geração de 99. Logo no seu primeiro ano, acabado de se tornar iniciado, queimou algumas etapas e conquistou espaço na principal equipa do escalão. O título escapou para Alcochete, mas um ano volvido, em 2013/14, José Gomes, bem acompanhado por atletas como Gedson Fernandes ou João Filipe, sagrou-se campeão nacional de iniciados.

Novo ano, novo salto. Naquela que em teoria seria a temporada na qual integraria a equipa de Juvenis B, eis que o atacante de ascendência guineense se assume como peça-chave para Renato Paiva, que procura conquistar uma vez mais o Campeonato Nacional, repetindo assim o feito de 2012/13. Nesse ano, recorde-se, foi coroado o grupo constituído por atletas do calibre de Gonçalo Guedes, Romário Baldé, Renato Sanches ou "Guga" Rodrigues.

De facto, é possível antever um futuro risonho para o ponta de lança encarnado. Demonstrando o valor que dá à camisola que enverga, revelou ao responsável por estas linhas que "o meu maior sonho é ser profissional pelo Benfica". Em seguida, eleva a fasquia ao afirmar que "gostaria de chegar à equipa principal com 18 anos".

Uma façanha ao alcance de muito poucos, é certo, mas ainda assim realizável. Interrogado com o propósito de enriquecer esta análise, Rafael Reis, jornalista de 'VAVEL' e 'A Bola', parece não ter dúvidas sobre o potencial de Zé Gomes: "neste momento pode dizer-se que o céu é o limite para um jogador que sendo ainda muito jovem se encontra futebolisticamente acima da sua idade. Prova-o o facto de desde há algumas épocas jogar na geração etária acima".

O apreciador de formação completa ainda a sua tese, ao considerar que, embora "seja precoce fazer uma previsão tão ambiciosa e optimista", "José Gomes detém todas as condições para um dia vir a ser um jogador de referência. Isto porque, para além de possuir todas as características de um ponta-de-lança de raiz, em especial o instinto matador, a capacidade física, a movimentação e o posicionamento, tem uma capacidade táctica que lhe permite ainda jogar nas costas do ponta-de-lança. Caso a maturação física e psicológica continuem a acompanhá-lo, o Benfica pode vir a lançar o avançado que vem faltando ao futebol português".

Contando com uma excelente capacidade de aceleração com e sem bola, Zé Gomes é um ponta de lança extremamente móvel e que se envolve muito nas jogadas de ataque da sua equipa. Mesmo sendo pragmático nas suas ações, revela bom toque de bola, competência no um para um e enorme habilidade na proteção do esférico. Ademais, é um atacante forte na finalização e muito evoluído no capítulo do cabeceamento. Um diamante para lapidar no Caixa Futebol Campus."


Total de visualizações