quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Perfil Jovens Promessas: Gonçalo Paciência (FC Porto)



Filho de Domingos Paciência, antiga glória do clube e atual treinador do Vitória de Setúbal, Gonçalo tem potencial para se tornar no ponta de lança que há tanto tempo o futebol português procura. A qualidade existe, só faltam as oportunidades nos grandes palcos. Pensou-se no Verão que, com a chegada de Julen Lopetegui à Invicta, a sua hora havia chegado, mas a contratação de Vincent Aboubakar veio alterar todos os planos. Ainda assim, é possível que tenha esta temporada alguns minutos na Primeira Liga.

Natural da cidade que dá nome ao clube, Gonçalo Paciência chegou às camadas jovens dos dragões com apenas sete anos e aí fez toda a sua formação. Em 2012/13, ainda como júnior, beneficiou da criação das equipas B, tendo ganhou alguma experiência na Segunda Liga. Como consequência natural do seu desempenho, foi convocado para o Mundial Sub-20 da Turquia, mas um problema cardíaco negou-lhe a possibilidade de se mostrar numa das maiores montras do futebol jovem.

Novamente a 100%, afirmou-se no Porto B e cresceu a vários níveis, feito suficiente para reservar um lugar na pré-temporada do plantel principal. Chegou com grande alarido por parte da imprensa, mas após alguns amigáveis, possivelmente por não ter rendido como Lopetegui pretendia, voltou a integrar a formação secundária dos azuis e brancos, ao serviço da qual se lesionou com relativa gravidade, falhando dez jornadas do campeonato.

Possante e fortíssimo na proteção da bola, Gonçalo Paciência é um avançado móvel que dá muito trabalho à defesa adversária. Bom no jogo aéreo, revela qualidade técnica que lhe permite encarar o um para um com naturalidade, inteligência nas movimentações e facilidade na participação em jogadas coletivas. Com o objetivo de dar o salto para o próximo patamar, deve melhorar os níveis de concretização e tornar-se num atacante ainda mais goleador.





Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'ZeroZero')
Nome: Gonçalo Mendes Paciência



Posição: ponta de lança



Data de nascimento: 01/08/1994



Naturalidade: Porto (Portugal)


Altura: 1,84 m

Total de visualizações