terça-feira, 16 de dezembro de 2014

City Football Academy: o sonho de uma cidade

Publicado no blogue Passe de Letra:

"Setembro de 2008. Sheikh Mansour compra o Manchester City FC, prometendo gastar parte da sua inesgotável fortuna no crescimento do clube. Em poucos anos, os "citizens" tornam-se campeões ingleses e um dos conjuntos mais temidos da Europa. A torneira abriu-se e a chegada de craques ao Etihad Stadium não mais parou. Várias temporadas volvidas, poder-se-ia pensar que as compras astronómicas continuariam a suceder-se ou até que o clube entraria em colapso caso o seu dono decidisse mudar de ideias. No entanto, um pormenor parece ter escapado durante todo este tempo: no momento da compra, Sheikh Mansour afirmou que estava a ser construída "uma estrutura para o futuro, e não apenas uma equipa de estrelas".

Desde essa altura, já jogadores como Sergio Agüero, Yaya Touré, David Silva ou Vincent Kompany vestiram a camisola dos "sky blues", elevando o nome da entidade britânica. Os adeptos, esses, embora felizes com os títulos, foram sentindo a falta de alguém que os representasse. Isto é, atletas que sentissem em campo exatamente o mesmo que as pessoas nas bancadas – futebolistas com ADN "citizen".

Seis anos depois (dezembro de 2014), é então apresentada a City Football Academy, um complexo maioritariamente direcionado para o futebol de formação dos campeões ingleses. O luxuoso centro de treinos localiza-se a pouco menos de duzentos metros do Etihad Stadium (existe inclusivamente uma ponte a ligar as duas construções), na zona este da cidade, onde há mais de um século foi fundado o clube.

A CFA é já vista como sendo a academia mais evoluída no Mundo. Inspirada em diversos complexos desportivos espalhados pelo planeta (dos quais são exemplo La Masia, Milanello ou o Australian Institute of Sport), terá custado qualquer coisa como 250 milhões de euros e apresenta todas as condições (e mais algumas) para que sejam formados atletas de excelência.

Dos dezasseis campos ao ar livre (com diferentes pisos) ao estádio com capacidade para sete mil pessoas, passando ainda pelos três ginásios (cada um com diferentes funções) ou pelo edifício, baseado num hotel de quatro estrelas, no qual os jogadores pernoitarão antes dos encontros caseiros, tudo nesta academia é um luxo. Tão grandioso é o empreendimento que, aquando do recente Argentina vs Portugal, Lionel Messi não queria acreditar que era possível treinar num espaço com tanta qualidade. Já Patrick Vieira, atual treinador da Elite Development Squad do clube, desejou voltar a ser adolescente, para poder evoluir num sítio assim.

A pressão que se fazia sentir já era enorme. Neste momento, é quase insuportável. Os responsáveis pelo Manchester City FC terão necessariamente de alterar a sua estratégia. Com os rios de dinheiro que têm sido gastos na formação do clube (entenda-se prospeção e desenvolvimento de atletas) é inaceitável que haja apenas um jogador (Dedryck Boyata) do plantel principal com passagem pelas camadas jovens. O maior rigor ditado pelo Financial Fair Play vem apenas garantir a aposta nos talentos da casa.

José Ángel Pozo é atualmente o jovem em maior destaque. Contratado ao Real Madrid CF em 2012, tem sido lançado em encontros da Barclays Premier League e, devido às lesões na frente de ataque, deverá continuar a somar minutos na liga mais competitiva do futebol mundial. José Ángel Tasende, por seu turno, terá provavelmente um tarefa mais "fácil", em virtude do posto que ocupa. Os dois laterais canhotos do plantel principal aproximam-se a passos largos da casa dos trinta e, com os vínculos quase a expirar, não permanecerão muito mais tempo em Manchester.

Outros nomes se poderão também adicionar aos supracitados: para começar, o inevitável Rony Lopes, estrela das seleções jovens portuguesas e atualmente cedido ao Lille OSC. Devante Cole ou Seko Fofana, pilares da campanha do clube na primeira edição da UEFA Youth League, poderão também juntar-se a este restrito lote. Já mais recentemente, têm sobressaído atletas como o centrocampista Olivier Ntcham ou o extremo Thierry Ambrose."

Total de visualizações