quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Perfil Jovens Promessas: Charly Musonda (Chelsea FC)



Dezoito anos, aspeto franzino e um potencial enorme. Charly Musonda é um dos grandes talentos da fantástica geração – Loftus-Cheek, Boga, Solanke, Baker ou Isaiah Brown – que vai crescendo na equipa sub-21 do Chelsea. Carrasco do Sporting CP na fase de grupos da presente edição da UEFA Youth League, representou todas as seleções jovens da Bélgica, mas pode ainda optar pela Zâmbia a nível sénior.

Filho de um antigo internacional pela Zâmbia, Musonda iniciou o seu percurso nas escolas do Anderlecht. A cobiça foi aumentando com o passar dos anos e no Verão de 2012 tornou-se insuportável: Barcelona, Chelsea e Manchester City estavam dispostos a quase tudo para levar o atacante. Surpreendentemente, o seu pai exigiu que Lamisha e Tyka, irmãos de Charly, fossem também contratados, fazendo com que catalães e citizens se afastassem da corrida.
Já em Londres, Charly Musonda foi evoluindo e adquiriu importância na academia do Chelsea. Precavendo possíveis ataques de outros tubarões europeus, a direção dos ingleses ofereceu-lhe no final de 2013 um contrato profissional, recheando, e muito, a sua conta bancária – prática que já vem sendo habitual no clube de Roman Abramovich. Atualmente, apesar das presenças na Champions Sub-19, o pequeno atacante é um pilar na equipa que disputa a Premier League Sub-21.


Apto para jogar encostado a uma das alas, é em zonas interiores que Charly mais se destaca. Tem um excelente controlo de bola, protege-a como poucos e revela ótima visão de jogo. Para além disso, demonstra enorme capacidade física, solidariedade defensiva e capacidade de remate, em força ou colocado, acima da média. De salientar, pela negativa, a pouca massa muscular e consequente reduzido poder de choque. Provavelmente não terá qualquer oportunidade na primeira equipa dos blues, sendo por isso aconselhável que saia no final da temporada, altura em que conclui a formação.



Bilhete de Identidade (dados retirados do portal "The Chels")
Nome: Charles Musonda Junior
Posição principal: médio ofensivo
Posição secundária: extremo direito e extremo esquerdo
Data de nascimento: 15/10/1996
Naturalidade: Bruxelas (Bélgica)

Total de visualizações