sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Entrevista a Rui Gomes (Vitória SC)

Natural do norte do país, Rui Gomes é um dos talentos da equipa de juniores do Vitória de Guimarães. Assinou pelo clube no último Verão, depois de representar Sporting de Braga e Benfica, e perfila-se já como um dos atletas com maiores chances de vir a ascender ao plantel principal. A convite do Jovens Promessas, falou um pouco sobra a sua carreira. Confira.



Entrou no radar do Benfica quando representava o Sporting de Braga. Como juvenil, transferiu-se para o clube da Luz e passou a viver no Caixa Futebol Campus. Como é residir numa academia, longe de casa e da família? Que papel teve Yuri Ribeiro, também ex-jogador do Braga, na sua adaptação?

Não é fácil. É uma realidade completamente diferente daquela a que estava habituado. No início, foi difícil adaptar-me, mas com o tempo e a ajuda do Yuri, que já conhecia, tornou-se mais fácil. Não é fácil viver longe da família e dos amigos, mas fiz novas amizades e as pessoas foram espetaculares. Era a minha segunda família.

No Seixal, encontrou uma geração de jogadores muito promissora. Qual o atleta mais talentoso da mesma, e até onde crê que pode chegar no futebol?

É difícil dizer um jogador em concreto. São todos grandes jogadores e qualquer um deles pode chegar ao futebol de alto nível.

No Verão, a sua ligação às águias terminou. Por que motivo se deu a rutura?

A época tinha terminado, eu tinha jogado muito pouco na Fase Final do campeonato e claro que não estava contente. Eles [o Benfica] queriam emprestar-me ao clube-satélite, o Casa Pia AC, e eu vi que não era uma aposta. Portanto, decidi vir para o Vitória de Guimarães, que já tinha contactado comigo para integrar em 2014/15 a equipa de juniores, onde me encontro agora.

Como se desenrolou, então, o processo que culminou com a sua transferência para o Vitória SC?

O Vitória SC mantinha contacto comigo pelo Facebook, e fomos falando, mas eu não dei nenhuma resposta até a época terminar, pois queria ver o que Benfica planeava para mim.

A conquista do último Campeonato Nacional de Juvenis pesou na sua decisão? Que outros clubes se mostraram interessados?

Não, não pesou muito. Sabia que tinham boa equipa. Tinham e têm grandes jogadores e gosto de estar numa equipa assim, para poder evoluir cada vez mais. Que eu saiba, mais nenhum clube mostrou interesse.

Ao nível da formação, em que aspetos é o Vitória superior ao Benfica? E inferior?

Ambos os clubes investem nas camadas jovens. O Benfica tem maior poder de escolha, pois há muita oferta de jogadores. Assim, no Vitória, que também trabalha muito bem a formação, acaba por haver mais probabilidades de chegar ao plantel principal.

Denis Martins afirmou recentemente, neste mesmo espaço, que a rivalidade entre Vitória de Guimarães e Sporting de Braga é tão intensa na formação como em seniores. Teve algum problema desde o início desta temporada pelo facto de ser um ex-jogador dos "Guerreiros do Minho"? De que forma foi encarado pelos adeptos adversários nos encontros entre as duas equipas?

A rivalidade entre estas duas equipas é grande também na formação. Eu já estive dos dois lados e não tive problemas nenhuns. Sempre fui bem recebido pelos jogadores, treinadores e diretores. Pelo Vitória, joguei em Braga uma vez e não me apercebi de nenhuma reacção menos boa por parte de ninguém.

Em que fase da transição para o futebol sénior se encontra atualmente? À semelhança de Denis Martins, treina com as equipas A e B do clube?

Sim, já fui duas vezes treinar com a equipa A do Vitória e espero ir mais vezes.

Como se descreve enquanto jogador? Que futebolista considera que tem as características mais semelhantes às suas?

Descrevo-me como um jogador rápido, explosivo e tecnicista, que gosta de jogar nas posições de extremo direito ou esquerdo. Sinceramente, nunca me comparei com ninguém, pois somos todos diferentes, cada à sua maneira. Sou apenas o Rui Gomes.

Como imagina a sua carreira daqui a dez anos?

Como qualquer jogador da minha idade, espero estar a jogar ao mais alto nível.



Total de visualizações