domingo, 1 de fevereiro de 2015

O ninho da Águia: Jorginho

Publicado na AABE:


"Aos 16 anos, Ricardo Jorge Araújo, conhecido como Jorginho, é um dos mais interessantes valores que vão despontando no Nacional de Juvenis. Vice-capitão na equipa orientada por Renato Paiva, o polivalente atacante já mostrou inclusivamente a sua qualidade ao serviço dos juniores, onde, é sabido, a competitividade impera.

Natural de Vila Nova de Famalicão, chegou ao Benfica com idade de infantil. Embora o seu percurso até ao momento evidencie escassez de títulos, o mesmo não deixou de ser feito com qualidade e distinção, o que lhe tem permitido ter acesso às seleções jovens nacionais.

Em conversa com o responsável por esta rubrica, Rafael Reis, jornalista de 'A Bola' e 'VAVEL', afirma que "é com agrado que o Benfica constata neste momento que as várias gerações etárias vão 'jorrando' talentos de futuro - Jorginho poderá ser um deles. No essencial, possui qualidade para, pelo menos, ambicionar uma carreira como futebolista ao mais alto nível".

Em seguida, o apreciador de formação dá o mote para a caracterização do atleta: "Como principais qualidades, o versátil atacante, que pode evoluir sobre qualquer posição no ataque ou até como médio criativo, possui o instinto goleador que o destaca época após época nos escalões que representa. Deve ainda acrescentar-se a inteligência na movimentação, que o torna digno de ainda maior realce, por representar um verdadeiro exemplo do atacante dos tempos modernos, que apresenta capacidade para alinhar em qualquer esquema táctico ofensivo, o que deverá facilitar a sua integração no contexto sénior".

Para além disso, Jorginho é um jogador rápido, intenso com a bola nos pés e poderoso no arranque. Forte em combinações, demonstra enorme inteligência no cruzamento (por vezes, atrasado) e muita raça na recuperação da bola. Embora participe defensivamente, é porventura demasiado faltoso na procura da posse, o que constitui um dos aspetos negativos do seu jogo."


Total de visualizações