terça-feira, 3 de março de 2015

Fora dos Grandes: Pedro Santos (CD Feirense)



Brilha já na Segunda Liga aquele que será com toda a certeza um dos grandes defensores do futebol nacional no futuro, somando consecutivamente jogos em aprendizagem no banco de suplentes do Feirense com apenas 17 anos na época passada. Desde então e até o momento actual, Pedro Santos assume-se como o tipo de jogador que se não for 'queimado' com utilizações residuais será um futebolista para os mais altos voos.

Ciente de que se encontra na idade indicada para jogar e crescer, Pedro Santos beneficia da habitual dupla que forma com o experiente Tonel, um central goleador que vem funcionando como um mentor que procurará fazer com que o seu jovem companheiro possa herdar todas as suas competências e associá-las ao enorme potencial que já demonstra para tornar-se num jogador completo.

Após o Feirense ter assegurado a manutenção, Pedro encontrou a tranquilidade de que necessitava para evoluir na primeira equipa num campeonato sempre difícil como o segundo escalão, dando mostras de um talento já inegável e que suscita o orgulho da família e do próprio seio do clube apesar de manter uma humildade sempre determinante para o sucesso do futuro de um grande jogador de futebol.

Os vários jogos equilibrados que tem encontrado fizeram com que se habituasse a anular grandes oportunidades de perigo aos seus adversários no Marcolino de Castro, campo que serve de ’maternidade competitiva’ para Pedro Santos, que se mantém a bom nível no seio da defesa feirense, começando seriamente a ‘piscar o olho’ à Primeira Liga ou em alternativa candidatando-se a um posto de 'patrão' no seu clube que se assumiria como inesperado dada a sua juventude.

No entanto, essa possibilidade não parece plausível, tendo em conta a proximidade geográfica de clubes de primeiro escalão também sediados no Norte do País que apostam nos jovens valores, como o Paços de Ferreira ou o Vitória de Guimarães, dois emblemas nos quais o central assentaria muito bem…

Pese a projecção que foi ganhando, foi complicado para o defensor fazer parte das escolhas para a Selecção Nacional, na qual passou a entrar nas contas ainda na época passada, com a chamada a um estágio, sendo que após isso se viu novamente obrigado a aguardar pelo facto de ter perdido o lugar no Feirense, passando ao papel de alternativa.

No entanto, mesmo com a convocatória para a Selecção Nacional a ’apertar a malha’, estreitando-se até uma elite para o seu posto, Pedro Santos mereceu mesmo a confiança de Portugal para o Torneio de La Manga recentemente disputado, comprovando o valor alimentado no seio do seu clube que fez mesmo com que se tornasse uma referência para o recrutamento de vários jovens com os quais jogou durante a sua estada no Benfica.

Deve ressalvar-se que este se trata ainda de um jogador em idade júnior que conta já um total de 14 jogos como titular esta época divididos pela Segunda Liga e pela Taça da Liga, todos eles enquanto titular, e por essa razão é o único jogador dentro do Feirense em idade de formação a estar protegido com um contrato profissional até porque representa em exclusivo a primeira equipa dos fogaceiros.

O que importa é jogar, nos seniores ou nos juniores. É a mentalidade do futebol, nada nem ninguém pode mudar isso, podemos é contrariá-la”, defende o jovem defesa central que muito promete. Veremos como se seguem os próximos meses…



Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'ZeroZero')
Nome: Pedro Rafael Barbosa Santos
Posição: defesa central
Data de nascimento: 18/01/1996
Naturalidade: Estarreja (Portugal)
Altura: 1,84 m
Clube anterior: SL Benfica

Total de visualizações