quarta-feira, 25 de março de 2015

Perfil de Nabil Fekir (Lyon)


A pisar os grandes palcos do futebol gaulês pela primeira vez na sua carreira, Nabil Fekir é um dos talentos mais entusiasmantes da Europa. Forma com Alexandre Lacazette uma dupla de ataque temível e, sem surpresas, a cobiça não tem faltado. Já revelou que prefere ficar e evoluir, em vez de "aquecer bancos" num colosso europeu, mas nem por isso a chuva de propostas será menor.

Nascido e criado na cidade de Lyon, Fekir chegou à formação do outrora heptacampeão gaulês em 2005. Para espanto dos que o veem atualmente, não terá agradado e apenas dois anos depois foi dispensado, rumando então a equipas de dimensão reduzida. Contudo, quis o destino que a sua carreira se cruzasse novamente com o Olympique Lyonnais, que ainda foi a tempo de remediar o erro, contratando-o com dezassete anos.

A nível sénior, deu, como tantos outros, os primeiros passos na equipa B do clube, tendo na segunda época da carreira ascendido ao plantel principal. A concorrência, no entanto, ofuscou-o completamente e os minutos de utilização foram escassos. Teríamos, portanto, de esperar até 2014/15 para ver, e adorar, o génio de Nabil Fekir, que leva na presente temporada onze golos e dez assistências em vinte e seis encontros de Ligue 1.

A sua explosão foi de tal maneira impressionante que a luta pelo seu futuro não se fez esperar. Em menos de nada, surgiram no seu caminho Argélia, de onde provêm os seus pais e grande parte dos amigos de infância, e França, onde nasceu e sempre viveu. Embora tenho inicialmente aceite representar a nação africana, repensou a decisão e aceitou recentemente vestir a camisola gaulesa.

Em termos de clubes, tornou-se igualmente num alvo assinalado, com o Arsenal a assumir-se neste momento como maior pretendente. Segundo consta, deverá chegar às mãos do presidente do Lyon, que já afirmou que Fekir "é o meu Messi", uma proposta proveniente de Londres superior a trinta milhões de euros.


Extremamente móvel e colaborador no momento defensivo, Fekir é um atacante canhoto, muito forte fisicamente e com grande capacidade de explosão. Sempre de cabeça levantada, apresenta um drible curto muito rápido, para além de uma excelente capacidade de finta. Ademais, assume-se no Lyon como homem das bolas paradas e revela-se letal no capítulo da finalização.


Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Nabil Fekir
Posição principal: médio ofensivo
Posições secundárias: extremo esquerdo e ponta de lança
Data de nascimento: 18/07/1993
Naturalidade: Lyon (França)
Altura: 1,73 m
Clube anterior: AS Saint-Priest (França)

Total de visualizações