quinta-feira, 9 de abril de 2015

Fora dos Grandes: Júnior Ferreira (GD Estoril-Praia)


Se existe posição bem guardada no Estoril, essa será a de guarda-redes, onde a equipa principal tem sido servida por Pawel Kieszek e Vagner; os Juniores contam com Carlos e na próxima época chegará ainda o recente reforço Dele Alampasu, que ao mesmo tempo é alvo de polémica na sua Nigéria natal, por alegadamente ser quatro anos mais velho do que a idade efectivamente expressa no seu BI. À espreita encontra-se o jovem sub-17 Paulo Ferreira, mais conhecido como Júnior.

Até ao momento, Júnior Ferreira tem sido o guarda-redes mais utilizado nos Juvenis A estorilistas na 1ª fase do Campeonato Nacional e também na 2ª fase (Série de Manutenção), vivendo o melhor momento da sua ainda curta carreira, coroado com a chamada a representar a Selecção Distrital da AF Lisboa em sub-17, para disputar um torneio nos dias que antecederam o Carnaval.

O desenvolvimento de Júnior deve-se em especial aos treinos de guarda-redes com Tozé Cerdeira, antigo guarda-redes de alta competição e treinador de guarda-redes da equipa sub-17 até à saída de José Couceiro, que o levou a ascender à equipa técnica da primeira equipa na companhia de Hugo Leal, e Mário Picoto, que orienta os guardiães da equipa júnior.

Para cúmulo de tamanho sucesso, esta trata-se apenas da sua primeira época no Estoril, clube que mereceu de imediato a sua preferência e que escolheu entre outras oportunidades que lhe surgiram na capital e nas Ilhas, de onde lhe chegaram propostas de um conjunto da Madeira e outro dos Açores, a juntar a mais um em Lisboa, outro no Norte e ainda a PFC Academy, dos EUA.

No que concerne à Academia de formação norte-americana pela qual já competiu em torneios, foi mesmo ao seu serviço que suscitou contactos em Inglaterra, onde clubes como o Newcastle e o Manchester United solicitaram um período de treinos. No entanto, caso Júnior tivesse optado pelo ‘sonho americano’, provavelmente teria de ser colocado ou cedido a outro emblema, pela vertente escolar relacionada com as bolsas universitárias.

Neste momento isso não foi visto como hipótese, tendo mesmo sido através do seu padrinho, Vítor Fernandes, que o questionou sobre a possibilidade de passar a jogar pelo Estoril, frequentando treinos de captação. Hoje em dia, essa escolha parece dar razão ao jovem guarda-redes, ou não tivesse ainda esta semana visto o seu esforço premiado com a primeira convocatória oficial para um jogo do Campeonato Nacional de Juniores.

A possibilidade de alinhar no Estoril foi encarada de imediato pelo jovem guarda-redes com muito agrado, acabando por conquistar sem problemas o seu lugar na equipa e tornando-se titular indiscutível de tal forma que já no decorrer da temporada, mais concretamente desde há três meses, passou a ser também chamado a fazer parte dos treinos da equipa de Juniores, o que sucedeu já por seis ocasiões, isto apenas olhando a convocatórias específicas.

A juntar a esses seis treinos, sucedeu também já por duas vezes o convite a fazer parte do treino dos sub-19 enquanto à mesma hora treinava pelos Juvenis, passando a ocupar a baliza da equipa júnior, o que fez redobrar a atenção sobre o seu potencial e o conduziu mesmo a participar em dois treinos do plantel sénior, na altura ainda às ordens de José Couceiro.

Tendo em conta que consiste num guarda-redes de apenas 16 anos, Júnior Ferreira possui uma carreira já bastante preenchida, tendo na época passada competido no Atlético, após ter chegado a meio da temporada anterior a partir do Belenenses, onde a sua saída causou surpresa geral, visto que a própria Direcção do clube não pretendia permitir a sua saída, o que apenas sucedeu com a condição de que o fizesse com destino ao Atlético, onde continuaria a ser acompanhado.

Uma saída por opção, da mesma forma que o fez para rumar ao Estoril, que surpreendeu mesmo outros clubes e treinadores com os quais trabalhou, o que fez com que vários deles tivessem mesmo contactado os pais do jogador de forma a confirmar a veracidade do que julgavam ser um boato.

Por insistência dos responsáveis do Belenenses, Júnior partiu para o Atlético, isto porque o diretor na altura responsável tinha anteriormente trabalhado no clube da Tapadinha, no qual um dos diretores, já ciente da decisão do jovem guarda-redes em querer sair do Restelo e ao conhecer o seu homólogo belenense, terá mantido conversações que resultaram mesmo na mudança do jogador, que tomou essa opção por não se sentir confortável com o seu treinador na altura.

Tratou-se de um caso único tendo em conta que antes desse episódio e depois dele, até à data, Júnior Ferreira manteve a melhor relação com os restantes, como é o caso de Rui de Paiva, que anteriormente o orientou e que deixa as melhores referências sobre as suas capacidades, afirmando que "o Junior F. é um guarda-redes com uma excelente margem de progressão".



Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'ZeroZero')
Nome: Paulo Jorge Cruz Marques Ferreira
Posição: guarda-redes
Data de nascimento: 04/02/1998
Naturalidade: Lamego (Portugal)
Altura: 1,80 m
Clube anterior: Atlético CP (Portugal)

Total de visualizações