terça-feira, 28 de abril de 2015

O ninho da Águia: Diogo Gonçalves

Publicado na AABE


"Extremo de origem, Diogo Gonçalves é neste momento o terceiro elemento na “hierarquia” da excelente geração de 1997 do Benfica, logo a seguir a Renato Sanches e João Carvalho. Apesar de ser ainda júnior de primeiro ano, com a eliminação da UEFA Youth League tornou-se definitivamente jogador da equipa B, apresentando registos superiores, por exemplo, aos de Gonçalo Guedes (em igual fase da carreira).

Ligado ao clube desde muito tenra idade, Diji, como é conhecido, é a nova sensação proveniente do Alentejo, sucedendo ao lateral Pedro Rebocho. Natural de Almodôvar, deu os primeiros passos no futebol ao serviço do modesto clube local. Daí, saiu para o FC Ferreiras, filial do Benfica naquela zona do país, e não tardou até viajar para o Seixal, logo após uma temporada a representar um conjunto precisamente criado pela equipa lisboeta, com o intuito de assegurar o futuro de talentosos jovens desta região e do Algarve. Guga Rodrigues, recorde-se, foi outro dos elementos desse grupo.

No segundo ano de iniciado, a equipa de Diogo Gonçalves confirmou as credenciais que já lhe vinham sendo atribuídas e conquistou o Campeonato Nacional de Iniciados. Uma época volvida, Diji voltou a vencer a prova em disputa, desta feita a Divisão de Honra da AF Lisboa, no escalão de juvenis. Já em 2013/14, o protagonismo alcançado lançou-o para altos voos internacionais.

Titular na equipa de Renato Paiva, revelou-se imprescindível na seleção nacional sub-17 e marcou presença no Campeonato da Europa da categoria, onde a equipa das quinas alcançou a meia-final (derrota por 0-2 diante da vencedora Inglaterra). Os seus desempenhos sobressaíram, suscitando assim a curiosidade de clubes como AC Milan, Chelsea ou PSG. O Nacional de Juvenis, contudo, acabou por escapar para Guimarães, apesar da clara superioridade individual das águias.

Este ano, já como júnior, Diogo Gonçalves afirmou-se definitivamente na formação do Benfica. Entrou a todo o gás, somando excelentes exibições tanto no Campeonato como na UEFA Youth League. Em fevereiro, iniciou uma gradual transição para a equipa B, ao serviço da qual soma já quatro encontros e quase uma dezena de outras presenças em convocatória. Em 2015/16, espera-se naturalmente que assuma maior importância nos planos de Hélder Cristóvão, com vista a um possível futuro no plantel principal.

Muito forte tecnicamente e perigoso no um para um, Gonçalves assume-se como um atacante desequilibrador. Atuando à direita, é um extremo “puro”; à esquerda, tende a derivar para o centro, com a finalização sempre em mente. Para além disso, evidencia uma bela capacidade de aceleração, excelente remate de fora da área e enorme competência nas receções orientadas. No último terço, revela ainda inteligência a servir os companheiros e bom posicionamento."

Total de visualizações