quinta-feira, 21 de maio de 2015

Carles Aleñá, maestro de La Masia


Ainda com idade de juvenil, Carles Aleñá é, em potência, um médio-centro de classe mundial, ao bom estilo blaugrana. Capitão da seleção espanhola no Europeu Sub-17 deste ano, dar-se-á a conhecer ao mundo do futebol na UEFA Youth League 2015/16, sendo um dos jogadores a seguir com maior atenção na referida prova. 

Aleñá com Puyol, um dos seus jogadores favoritos.
Lançado pelo modesto Mataró, aos oito anos Aleñá não escapou aos olheiros do Barcelona, transferindo-se de imediato para La Masia. Daí em diante, passou a viver boa parte dos seus dias num táxi colocado ao seu dispor, que o leva para os treinos, e daí para casa (a cerca de 30 km). Tornou-se no seu local de estudos e nem a falta de condições o impediu de ser um excelente aluno, o que só o favorece.

Seguiram-se conquistas coletivas e inúmeras distinções individuais. Nunca foi o maior, nunca foi o mais rápido, tão-pouco o mais habilidoso, mas, sem exceção, foi sempre aquele que mais se destacou, com a sua braçadeira no braço esquerdo. A inteligência, a classe, a vontade de jogar bem e entreter o público... Com Carles Aleñá em campo, até o mais distraído dos adeptos se foca em absoluto naquilo que acontece dentro das quatro linhas.

Na presente temporada, ainda foi inscrito na Liga Jovem da UEFA, mas acabou por não jogar. A participação no Europeu Sub-17, contudo, foi suficiente para demonstrar que estamos na presença de uma estrela em ascensão.

Aleñá começou a dar que falar na formação do Barça jogando como extremo. Apesar das imediatas comparações com Diego Maradona ou Leo Messi, os seus treinadores viram em si, e bem, qualidades para atuar no centro do terreno, onde há várias temporadas vai encantando. Muitíssimo inteligente, Carles é o atleta que organiza todo o jogo da sua equipa.


Entende a modalidade na perfeição, raramente decide mal e apresenta uma leitura fantástica, que lhe permite intersetar inúmeros passes por encontro. Responsável pelas bolas paradas da sua equipa, tem também uma qualidade de passe muito acima da média, grande controlo do esférico e visão de jogo fenomenal. Um médio-centro à imagem de Xavi Hernández.






Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Carles Aleñá Castillo
Posição principal: médio-centro
Posições secundárias: médio defensivo e médio ofensivo
Data de nascimento: 05/01/1998
Naturalidade: Mataró (Espanha)
Clube anterior: CE Mataró
Clube atual: FC Barcelona

Total de visualizações