quarta-feira, 6 de maio de 2015

Thierry Ambrose, a pérola da City Football Academy


Francês de origem, Thierry Ambrose é provavelmente o maior talento da primeira geração a evoluir na City Football Academy, novíssimo e luxuoso centro de treinos do Manchester City (ver aqui). Encarado em terras de Sua Majestade com grande expectativa, poderá beneficiar da enorme pressão exercida por imprensa e adeptos, e ascender à primeira equipa dos sky blues. 

Ambrose, pode dizer-se, está ligado ao futebol desde o momento em que nasceu. Filho de um apaixonado pela modalidade, recebeu há dezoito anos atrás o nome da lenda Thierry Henry, não surpreendendo, portanto, que desde cedo tenha tido uma bola no pé. Começou a destacar-se nas camadas jovens do Auxerre e, como juvenil, não escapou à rede de prospeção do Manchester City, que o levou em 2013.


Esta temporada, dando sequência ao que de bom havia feito no primeiro ano como citizen, explodiu na UEFA Youth League, contando com igual destaque na FA Youth Cup e na Premier League Sub-21. Ainda com um ano de formação pela frente, as competições jovens começam a tornar-se curtas para o seu futebol.

A concorrência na primeira equipa é infernal, é certo, mas a astronómica quantia gasta na construção da academia joga a seu favor. Na próxima época, sobretudo na fase de preparação, podem esperar-se algumas oportunidades; contudo, a definitiva promoção dependerá do crescimento que se verificar nos meses que se seguem. Caso este abrande, a transição fica automaticamente descartada.

"Diria que os meus pontos fortes são o posicionamento, a capacidade de finalização, a leitura de jogo e o cabeceamento", comentou o próprio atleta. A juntar a isso, aquilo que verdadeiramente o destaca: a tremenda capacidade física - muito forte no corpo a corpo e com um poder de arranque enorme - e a habilidade do ponto de vista técnico. Por último, há que destacar o capítulo do cruzamento e os inúmeros apoios defensivos ao lateral.





Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Thierry Ambrose
Posição principal: extremo direito
Posições secundárias: médio ofensivo e ponta de lança
Data de nascimento: 28/03/1997
Naturalidade: Sens (França)
Clube anterior: AJ Auxerre (França)
Clube atual: Manchester City

Total de visualizações