quarta-feira, 24 de junho de 2015

Jan Kliment, um guerreiro escondido em casa


Até junho de 2015, Jan Kliment era um perfeito desconhecido até para os adeptos do seu próprio país. À custa da qualidade exibida e, sobretudo, da garra revelada em cada lance, o Europeu Sub-21 realizado na República Checa, território onde nasceu e cresceu, tornou-o quase num herói nacional. Hoje, é associado a Juventus, Ajax, Werder Bremen ou Estugarda, sinal revelador da sua veloz ascensão. 

Produto da formação do Vysocina Jihlava, décimo classificado do último Campeonato Checo, Kliment chegou à primeira equipa de forma bastante discreta. Uns minutos aqui, mais uns minutos acolá. Pelo meio, foi emprestado meia temporada a uma equipa da Eslováquia.

Tudo começou a mudar em finais de fevereiro. Passou a ser opção regular no Jihlava e suscitou a curiosidade do selecionador checo de sub-21. Com o Europeu à porta, chamou-o para um estágio e não se arrependeu. Sem qualquer internacionalização no currículo, Kliment acabou por ser convocado. Surpresa das surpresas, apresentou-se em pleno torneio como titular indiscutível no conjunto.

Perante os seus compatriotas, assinou excelentes exibições, marcadas pelo sacrifício e pelo bom envolvimento com os colegas. O destaque, claro está, vai para o hat-trick apontado à Sérvia (vitória por 4-0), apenas o terceiro na história dos Europeus Sub-21. Naturalmente, o seu nome está agora na ponta da língua de qualquer adepto checo.

Os dirigentes do Jihlava esfregam as mãos de contentes. Quem o quiser levar, escreve a imprensa local, terá de pagar vinte milhões de euros! Kliment não vale nem de perto nem de longe esse valor, mas certamente que merece um campeonato de maior expressão. Questionado sobre o interesse do Ajax, perguntou “quem não gostaria de lá jogar?”. O mais provável, no entanto, é que atravesse a fronteira e assine por um clube da Bundesliga.

Aceitando o nosso convite, José Pedro Teixeira, ‘scout’ na empresa Talent Spy, traçou o perfil de Jan Kliment: “é um jogador ágil, tecnicamente evoluído, com um nível interessante nos duelos aéreos e muita capacidade para criar desequilíbrios no jogo exterior ofensivo da sua equipa. Pode melhorar em termos de tomada de decisão e reação à perda da posse, mas tem potencial (e, desde já, a capacidade) para jogar num nível acima do Vysocina Jihlava.”


Muito ativo na frente de ataque, destaca-se por ser um jogador de equipa, dando o máximo em cada lance que o envolve e não poupando no esforço para roubar a bola à equipa adversária. Pela sua velocidade e perspicácia, cria perigo com desmarcações. Pode, e deve, melhorar a sua capacidade para segurar o esférico, para além dos aspetos referidos no parágrafo anterior.




Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Jan Kliment
Posição principal: ponta de lança
Posição secundária: extremo direito
Data de nascimento: 01/09/1993
Clube atual: FC Vysocina Jihlava (República Checa)
Clube anterior: Banska Bystrica (Eslováquia)

Total de visualizações