quarta-feira, 29 de julho de 2015

Dani Ceballos, diamante polido nas ruas andaluzas


Dani Ceballos é uma das novas sensações do futebol espanhol. Motor ofensivo da seleção sub-19 que recentemente se sagrou campeã europeia, afirmou-se na última época como indiscutível no Real Betis, tornando-se também num dos ídolos da massa adepta.


Proveniente de uma localidade andaluza, Ceballos passou pelas camadas jovens do Sevilha FC, grande rival do Betis, mas acabou dispensado. Ao serviço do Betis, teve uma ascensão meteórica, transitando diretamente da formação para o plantel principal, sem minutos na equipa B. A estreia, ainda como juvenil no final de 2013/14, foi um misto de sensações. No jogo que culminou com a descida de divisão do clube, entrou a dez minutos do fim, tendo a sua mãe sido filmada, lavada em lágrimas provocadas pela emoção.

Ainda nessa época, mas num encontro diante do Barcelona em que foi suplente não utilizado, Ceballos viu ao vivo o seu grande ídolo, Andrés Iniesta. No final do jogo, dirigiu-se à zona onde este se encontrava e pediu-lhe a camisola. Qual não foi o seu espanto quando Iniesta exigiu a de Ceballos em troca. Certamente, um momento marcante no crescimento do jovem.

O centrocampista, que até há bem pouco tempo frequentava um curso profissional para cabeleireiros e, aos 17 anos, chegou mesmo a matricular-se numa formação para treinadores de futebol, tem causado alguma polémica por comentários que entre 2012 e 2013 fez no Twitter e o poderão prejudicar no futuro. Confira algumas das “pérolas” descobertas:

-“No meu bairro não era preciso marcar três golos para levar a bola para casa. Bastava ser-se cigano”;

-“Sem dúvida que trincava a Carbonero, não quero saber do Iker”;

-“Tenho vergonha dos assobios ao hino espanhol. Devia cair uma bomba no relvado e matar todos esses catalães e bascos”;

-“Vamos meu Sevilha, hoje é o teu momento” (em dia de jogo contra o Betis).

Mais recentemente, Ceballos afirmou que “será fantástico defrontar jogadores
como Cristiano Ronaldo ou James. Ainda para mais estando no Betis, o clube da minha vida”. Neste momento, esse é, de facto, o cenário mais provável, já que no dia em que regressou do Europeu Sub-19 renovou contrato com os andaluzes, passando para a ser um dos mais bem pagos do plantel e a ter uma cláusula de rescisão de doze milhões de euros. No entanto, tem sido fortemente assediado por clubes como Arsenal ou Real Madrid.


Ceballos é um médio de características ofensivas, muito móvel, extremamente desequilibrador e imprevisível. Sem medo de partir para cima do adversário e contando com um toque de bola muito apurado, características certamente adquiridas nas ruas andaluzas, mantém a bola com uma qualidade incrível, sempre que possível faz maldades a adversários e adora efetuar passes a rasgar a defesa, servindo-se da sua enorme visão de jogo.




Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Daniel Ceballos Fernández
Posição principal: médio-centro
Posições secundárias: médio ofensivo e extremo direito
Data de nascimento: 07/08/1996
Naturalidade: Sevilha
Altura: 1,76 m
Clube atual: Real Betis
Clube anterior: CD Utrera

Total de visualizações