terça-feira, 7 de julho de 2015

Jannik Vestergaard, o gigante que queria ser advogado


A seleção sub-21 da Dinamarca chegou ao último Europeu com nomes já sonantes. Pierre-Emile Højbjerg era a grande estrela, enquanto que Viktor Fischer gerava expectativa pelo que havia demonstrado no Ajax. O destaque, no entanto, acabou por ser um jogador que, tal como Højbjerg, já jogava na Bundesliga: o gigante capitão Jannik Vestergaard (1,99 m), escolhido para o “onze” ideal da prova.

Natural de Copenhaga, embora filho precisamente de uma alemã, Vestergaard deu-se a conhecer nas camadas jovens do Brøndby. A um ano de completar a sua formação assinou pelo Hoffenheim e, a partir daí, a sua carreira foi (quase) sempre a subir. Na primeira época, ainda como júnior, evoluiu na segunda equipa do clube alemão e, nas temporadas seguintes, foi bastante regular na formação principal, que disputa a Bundesliga.

Contudo, em 2014/15, sem razão aparente, passou a assistir aos jogos diretamente do banco de suplentes. Atentos à situação, os dirigentes do Werder Bremen não perderam a oportunidade e em janeiro desembolsaram dois milhões e meio de euros pelo seu passe. De facto, parece ter sido um negócio fantástico. Vestergaard assumiu a titularidade de forma indiscutível e três meses depois já era pretendido pelo Everton, que chegou mesmo a oferecer cerca de dez milhões de euros.
 
Na verdade, apesar da qualidade que hoje demonstra, Jannik sempre foi realista, percebendo que dificilmente se consegue uma carreira no futebol. “Sempre quis ser advogado. Não é a típica resposta de um futebolista, eu sei, mas adoro argumentar e encontrar fraquezas nos argumentos do meu adversário”, afirmou recentemente. Quando começou a perceber que, se calhar, não era disparatado pensar num futuro ligado ao desporto, a ideia nem era ser defesa. A objetivo era mesmo ser avançado, mas “percebi que não ia acontecer. Não a este nível. Puseram-me na defesa, adaptei-me e aprendi a gostar”.


Esse gosto pelo ataque certamente que não surpreende quem já viu Vestergaard atuar. Mesmo sendo central, adora sair a jogar em drible, criando inúmeros desequilíbrios por jogo. Quando não é possível subir com bola controlada, dá uso à sua boa qualidade de passe. Competente no posicionamento e na leitura das jogadas, é absolutamente intransponível no jogo aéreo e agressivo no desarme.






Bilhete de Identidade (dados retirados do portal 'Transfermarkt')
Nome: Jannik Vestergaard
Posição principal: defesa central
Posição secundária: médio defensivo
Data de nascimento: 03/08/1992
Naturalidade: Copenhaga (Dinamarca)
Altura: 1,99 m
Clube atual: SV Werder Bremen
Clube anterior: TSG 1889 Hoffenheim

Total de visualizações