segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Kingsley Coman, o menino querido da Velha Senhora


Em 2012, a Juventus anunciou a contratação, a custo-zero, de Paul Pogba, num negócio que se viria a revelar de um sucesso tremendo. Dois anos depois, nova contratação, a mesma fórmula. Kingsley Coman, elemento das camadas jovens do PSG (à semelhança de Pogba no Manchester United), viajou até Turim sem qualquer contrato e assinou com a Vecchia Signora. 

Dois jogadores de diferentes características, mas com tanto em comum. Pogba foi um duro golpe para Alex Ferguson, explodiu na Serie A e é hoje desejado por meia Europa. Já Coman fez com que os dirigentes do PSG se arrependessem por não lhe terem oferecido um contrato, tem vindo a ganhar espaço no campeão italiano e é cobiçado por clubes como Bayern Munique ou Arsenal.

Ao contrário do seu compatriota, Coman fez toda a sua formação em França, quase sempre no PSG. No final de 2012/13, com 16 anos, entrou para o lugar de Verratti, num encontro diante do Sochaux, e tornou-se no mais jovem de sempre a jogar pelo clube na Ligue 1, conquistando igualmente o título francês dessa temporada.

No ano seguinte, contou com mais alguns minutos (embora muito poucos) e acrescentou nova Ligue 1 ao currículo. Foi então que apareceu a Juventus, que o levou para Itália. Contando ainda com idade de júnior, somou aproximadamente 650 minutos de jogo. Mais recentemente, marcou presença no Europeu Sub-19, onde confirmou ter um “andamento” superior a colegas e adversários.

De há uns meses a esta parte, é apreciado por Pep Guardiola, que gostaria de vê-lo em Munique. Arturo Vidal, aquando da sua ida para o Allianz Arena, até manifestou o desejo de voltar a partilhar balneário com o talento francês, mas este parece determinado em afirmar-se no Juventus Stadium.


Detentor de uma qualidade técnica apenas ao nível dos craques, Coman é um extremo forte fisicamente, veloz e com um poder de arranque incrível. É irreverente, muito imprevisível e gostar de apostar no um para um, revelando ainda apurada visão de jogo e boa qualidade com os dois pés, característica que o torna ainda mais desequilibrador. Em termos defensivos, não se esconde e, se necessário, é o primeiro a sair na pressão ao portador da bola. Um autêntico animal à solta.





Bilhete de Identidade (dados 'Transfermarkt')
Nome: Kingsley Coman
Posição principal: extremo esquerdo
Posições secundárias: médio ofensivo e segundo avançado
Data de nascimento: 12/06/1996
Naturalidade: Paris
Altura: 1,78 m
Clube atual: Juventus
Clube anterior: Paris Saint-Germain

Total de visualizações