quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Wout Faes, o David Luiz da Bélgica



Basta um minuto a ver Wout Faes jogar e, de imediato, David Luiz vem à memória. As semelhanças abundam. Há permanentemente uma sensação de déjà vu, começando naturalmente no cabelo, e passando pela posição que ambos ocupam em campo. Ademais, um dos aspetos característicos do futebol de Faes é o gosto que este tem por sair a jogar em drible, arriscando e desequilibrando, tal como David Luiz.


As parecenças atravessaram fronteiras ainda Faes não tinha sido visto em grandes palcos. Logo em abril de 2014, aquando do seu 16º aniversário, David Luiz enviou ao adolescente uma camisola sua autografada, a qual Wout considerou “melhor prenda de aniversário de sempre!”.

Produto da prolífica academia do Anderlecht, Faes é o mais promissor central desde Vincent Kompany. De facto, demonstra atualmente potencial para alcançar os patamares do capitão da seleção belga e do Manchester City. Para se ter uma ideia, foi em 2014/15, ainda como juvenil, titular nos sub-19 do clube, que chegaram às meias-finais da UEFA Youth League.

Também na época passada, capitaneou a seleção belga no Europeu Sub-17, onde novamente perdeu na penúltima eliminatória (derrota nas grandes penalidades frente à campeã França). Sendo o Anderlecht um emblema com tradições no lançamento de jovens, Faes é já presença regular nos treinos da primeira equipa. Recentemente, o estudante da área de Economia afirmou que “sonho chegar à primeira equipa do Anderlecht e, depois, talvez à Bundesliga ou à Premier League”, precisamente os dois campeonatos que Kompany disputou após sair de Bruxelas.


Como já aqui foi dito, Wout Faes adora desequilibrar desde trás, revelando grande à-vontade com bola no pé e boa qualidade técnica. Quando não é possível subir, constrói geralmente bem através de passe. Defensivamente, é imperial no jogo aéreo (beneficiando do facto de ser possante), agressivo, rápido, forte no posicionamento e excelente no desarme.


Bilhete de Identidade (dados 'Transfermarkt')
Nome: Wout Faes
Posição principal: defesa central
Posições secundárias: defesa direito e médio defensivo
Data de nascimento: 03/04/1998
Altura: 1,85 m
Clube atual: RSC Anderlecht
Clube anterior: Lierse SK

Total de visualizações