segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Viktor Kovalenko, o símbolo da esperança ucraniana


Máximo goleador do último Mundial Sub-20 e um dos principais destaques da UEFA Youth League, Kovalenko dá novo brilho a um campeonato que sofreu “na pele” as consequências dos problemas políticos que abalaram a Ucrânia. Aos 19 anos, vai ganhando espaço no desfalcado, mas milionário, Shakhtar Donetsk, fazendo prever uma rápida chegada à seleção A.
 
Na verdade, dada a polivalência e, sobretudo, a competência do ucraniano, torna-se difícil descrever o seu futebol. Podendo atuar em qualquer posição do meio-campo para a frente, é atrás do ponta de lança que mais se tem destacado. Forte fisicamente, é um jogador bastante pragmático e rápido na decisão, sobressaindo pela boa capacidade técnica e ótima visão de jogo. Ademais, revela predicados no remate, na finalização e nas movimentações entre linhas, e não foge às tarefas defensivas.

Kovalenko é um produto da formação do Shakhtar, a qual é coordenada pelo português Miguel Cardoso, mas já aos onze anos, idade com que foi descoberto, gerava cobiça. Recebeu convites do Dinamo de Kiev e do Shakhtar, os dois clubes mais poderosos do país, e aceitou mudar-se para Donetsk, a mais de 500 km de distância da sua terra natal, Kherson.

Na última temporada, como atleta sub-19, deu-se a conhecer ao mundo do futebol. Contribuiu decisivamente para a chegada do Shakhtar à final da Youth League, onde também marcou, e terminou o Mundial Sub-20 no topo da lista de melhores marcadores, empatado com o húngaro Bence Mervó (que, por ter disputado menos minutos, levou a Bota de Ouro).

Mircea Lucescu, técnico da equipa ucraniana, já elogiou publicamente o jovem atacante: “é um jogador muito promissor e não tenho dúvidas de que terá um grande futuro. Tem tudo o que é preciso”. O romeno não se ficou pelas palavras e, até ao momento, deu oportunidades a Kovalenko em todos os encontros do campeonato, embora na maioria como suplente utilizado.


O futuro, naturalmente, passará pela afirmação num “onze” que, no ataque, tem maioritariamente jogadores sul-americanos. Kovalenko não tem a “nota artística” dos restantes, mas certamente que a sua frieza, típica em atletas da Europa de Leste, dará a Lucescu outras garantias.





Bilhete de Identidade (dados 'Transfermarkt')
Nome: Viktor Kovalenko
Posição principal: médio ofensivo
Posições secundárias: médio-centro e extremo direito
Data de nascimento: 14/02/1996
Naturalidade: Kherson (Ucrânia)
Altura: 1,82 m
Clube atual: Shakhtar Donetsk

Total de visualizações