quarta-feira, 23 de março de 2016

Aleix García, um craque na mira de Guardiola


Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre a ida de Pep Guardiola para Manchester. Há grande expectativa para ver o que o catalão fará na Premier League e a composição do plantel tem sido fruto de especulação. Se é certo que haverá muitos milhões para gastar, não é menos verdade que foi esta temporada inaugurada a luxuosa City Football Academy, sendo objetivo da direção “até 2021, ter metade do plantel proveniente da formação”.
 
Guardiola terá muitos talentos à disposição (Thierry Ambrose, Olivier Ntcham ou Bersant Celina), mas deverá analisar com particular atenção os espanhóis: Angelino Tasende, Pablo Maffeo, Brahim Díaz, Manu García e, claro está, Aleix García.

Aleix é o cérebro da atual equipa sub-21 dos citizens. Extremamente inteligente e muito maduro, assume-se como um centrocampista (tanto pode atuar a 6 como a 8) de construção e organização. Demonstra uma facilidade incrível para receber e, independentemente da pressão, aproximar a sua equipa do último terço, selecionando sempre a melhor linha de passe. É, portanto, um atleta que decide muito rápido e possui visão de jogo e qualidade de passe enormes. Contudo, é algo lento, o que em organização defensiva o prejudica, já que nem sempre se encontra no sítio certo.

Aleix Garcia fez praticamente toda a formação no Villarreal. Curiosamente, chegou ao “submarino amarelo” quando Manuel Pellegrini era treinador nos seniores. Começou aos dezasseis anos a crescer na equipa B e, na temporada passada, estreou-se pelos “crescidos” frente ao Athletic Bilbao, num San Mamés completamente lotado.

No Verão, mudou-se para Inglaterra a troco de mais de dois milhões de euros. Tomou uma decisão discutível, mas, a confirmar-se a alteração de paradigma no clube, está na linha da frente para integrar a equipa A, pela qual se estreou recentemente, frente ao Chelsea. Cabe a Pep Guardiola decidir o seu futuro.


A nível de seleções, depois de representar sub-16, sub-17 e sub-18, é agora um dos principais nomes dos sub-19, que lutam por uma vaga no Europeu 2016, que, por sua vez, dá acesso ao Mundial Sub-20 do próximo ano.




Bilhete de Identidade
Nome: Aleix García Serrano
Posições: médio defensivo ou médio-centro
Data de Nascimento: 28/06/1997
Naturalidade: Uldecona (Espanha)
Altura: 1,73 m
Clube Anterior: Villarreal CF

Total de visualizações