segunda-feira, 3 de abril de 2017

Victor Veloso, elegância brasileira em Marvila


Victor Veloso chegou ao Oriental com um ano de atraso. Na temporada passada, o clube lisboeta disputava a Segunda Liga, beneficiando de grande visibilidade. Esta época, contudo, compete em relvados em más condições, frente a muitas equipas de pontapé para a frente e perante bancadas desertas. No fundo, o cenário ideal para um jovem atacante vindo dos estaduais brasileiros passar despercebido e regressar a casa.

Não para Victor Veloso. O jogador carioca, esguio e de estatura média, é em 2016/17 a grande revelação do Oriental. Chegou numa fase de instabilidade e tornou-se importantíssimo atuando na frente de ataque. Infelizmente para ele, o conjunto de Marvila ficou bastante longe da Fase de Subida aos campeonatos profissionais, o que diminuiu ainda mais a possibilidade de ser visto. Ainda assim, é um dos maiores motivos de interesse das Fases de Manutenção da Zona Sul.

Veloso foi descoberto no Olaria, um clube com tradição no Rio de Janeiro, mas atualmente com pouca expressão no futebol canarinho. Na sua primeira época como sénior, fez seis golos em doze jogos. O empresário que lhe reconheceu potencial trouxe-o para Portugal e colocou-o em Marvila. Aposta ganha. O atacante tem impressionado todos os que o veem, pela qualidade apresentada nas poucas bolas que lhe chegam em condições.

Aterrou em Portugal com passado de médio ofensivo, mas cedo ganhou espaço como ponta de lança. É um jogador que revela classe em cada ação. Pode jogar num batatal (e já vi isso acontecer) e mantém a elegância em todos os movimentos, com a bola a sair sempre "redonda" dos seus pés. É bastante móvel, tentando constantemente oferecer linhas de passe, e dentro da área tem faro de golo.


Tecnicamente, apresenta capacidade bastante acima da média do CPP (daqueles que conseguem jogar em cabines telefónicas), para além de uma tomada de decisão muito boa, que na maioria das vezes aproxima a sua equipa das oportunidades de golo. Para terminar, embora não seja um avançado possante e forte a ganhar bolas longas, é um bom cabeceador e tem evoluído durante esta época nas disputas aéreas.

Uma última nota para a carreira extra-futebol de Victor Veloso. Ao longo dos anos, acompanhou a sua formação desportiva com uma sólida educação. Antes de vir para Portugal, era aluno da licenciatura em Economia da Universidade Federal Fluminense.







Bilhete de Identidade
Nome: Victor Andrade Veloso
Posição: Médio Ofensivo ou Ponta de Lança
Data de Nascimento: 01/12/1996
Naturalidade: Rio de Janeiro (Brasil)
Altura: 1,76 m

Total de visualizações