segunda-feira, 15 de maio de 2017

Rúben Freitas, o vaivém de Vila Franca



Regressou este ano a Portugal para se catapultar para os campeonatos profissionais. Aproveitando a rampa de lançamento que tem sido o Vilafranquense, Rúben Freitas explodiu no CPP e tem mostrado todas as qualidades necessárias para atuar em palcos maiores do futebol nacional.


Com formação repartida entre Sporting CP e, a partir de juvenis, Sporting de Braga, o lateral direito teve nos seus primeiros anos como sénior um percurso algo incerto. O primeiro passou-o sem jogar na equipa B dos arsenalistas. Rumou ao Salgueiros 08, a disputar o CPP, seguindo-se dois anos em campeonatos europeus de menor visibilidade: a segunda divisão do Chipre, em 2014/15, e a primeira de Gibraltar, em 2015/16. Nesta última estadia, sagrou-se mesmo campeão do pequeno país que dá nome ao Estreito.

É então que surge, por intermédio da agência Eurofoot (responsável pela SAD do Vilafranquense), a possibilidade de assinar pelos ribatejanos. Começou a impressionar logo desde a pré-temporada e o seu desempenho teve ponto alto mediático na deslocação a Guimarães, a contar para a Taça de Portugal. Transmitido em direto para todo o país, Rúben foi dos jogadores em maior destaque na equipa do CPP, revelando capacidade para mais altos voos.

Rápido, ágil e com grande capacidade física, o lateral consegue muitas vezes por encontro subir todo o campo, seja colado à linha, seja cortando para terrenos mais interiores. Quando o faz, consegue regularmente criar perigo, isto porque, além de apresentar boa capacidade de cruzamento, é um jogador que desequilibra em drible. Uma nota também para a qualidade das receções, ponto-chave nas suas jogadas.

Defensivamente, é um jogador com uma boa perceção tática e com capacidade em bolas divididas. Forte fisicamente e agressivo, consegue geralmente impor-se no corpo a corpo. Na região da grande Lisboa, aquela que acompanho, é certamente o melhor lateral direito do CPP. Também pelo que mostrou em jogos da Taça perante equipas da Primeira, merece sem dúvida dar o salto.




Bilhete de Identidade
Nome: Rúben Diogo Francisco Freitas
Posição: Lateral Direito
Data de Nascimento: 02/01/1993
Naturalidade: Odivelas

Altura: 1,75 m

Total de visualizações