segunda-feira, 5 de junho de 2017

Revelações de Lisboa

(As escolhas de José Dias)


Com tudo decidido no CPP 16/17, chega a hora dos balanços finais. No artigo que se segue, apresento aqueles que para mim foram as grandes surpresas da Grande Lisboa, região que acompanho com maior regularidade. Será, por isso, um “onze” a misturar jogadores das Séries F e G.




Tiago Martins (UD Vilafranquense; 28/09/1998)
Chegou com rótulo de grande promessa e rapidamente passou a certeza. De titular dos juniores do Belenenses a titular dos ribatejanos, em poucos meses relegou para o banco Nélson Pinhão, há vários anos responsável pela baliza e que em janeiro saiu para o Casa Pia à procura de espaço.


Rúben Freitas (UD Vilafranquense; 02/01/1993)
O percurso formativo augurava algo de muito positivo, mas as duas épocas em Chipre e Gibraltar criavam incertezas. Rapidamente as desfez, assumindo-se como um lateral muito acima da média do CPP.


Matheus Costa (Real SC; 26/01/1995)
Chegou do Brasil como perfeito desconhecido e não tardou a mostrar que merece mais. Foi exageradamente associado ao FC Porto, mas o seu futuro deverá mesmo passar pelos campeonatos profissionais, até porque o Real alcançou a subida.


Miguel Lourenço (UD Vilafranquense; 08/04/1998)
Mais um degrau subido e o mesmo à vontade que revelava no Pró-Nacional de Lisboa. Ainda júnior, é já capitão de equipa e, não fossem as lesões que o têm perseguido, provavelmente já teria dado o salto.


Matheus Leal (Real SC; 07/01/1995)
Com um percurso em tudo semelhante ao do companheiro Matheus Costa, também aproveitou o CPP como rampa de lançamento. Apontou vários golos na Fase de Subida e, nos bastidores, fala-se de uma possível transferência para a Primeira Liga.


Stephen Eustáquio (SCU Torreense; 21/12/1996)
Em 2015/16 já era titular, mas esta temporada explodiu, conduzindo o Torreense a uma quase impensável Fase de Subida. O salto para um campeonato profissional português ou estrangeiro deverá estar para breve.


Brash (Real SC; 16/11/1996)
Mais desconhecido seria impossível. Praticamente não há dados sobre o seu passado, nem sequer dispomos de todas as informações pessoais. A verdade é que foi um dos melhores jogadores do campeão e daqui a uns meses estará na Segunda Liga.


André Galamba (Atlético CP; 16/02/1995)
Em 2015/16 já era indiscutível no Atlético da Malveira, mas este ano esteve perto de conseguir o milagre de salvar o Atlético CP. Carregou a equipa às costas e tornou-se capitão do histórico clube.


Rui Batalha (GS Loures; 29/06/1996)
Tal como André Galamba, já se destacava no Atlético da Malveira em 2015/16. No entanto, foi em Loures que se tornou importante em termos de concretização. Foram quinze os golos que apontou esta época e que lhe valeram a transferência para o Torreense.


Sócrates Pedro (Casa Pia AC; 29/08/1992)
A primeira fase do Casa Pia desiludiu um pouco, mas num plantel desfeito emergiu o extremo Sócrates, que apontou quinze golos no CPP 16/17.


Victor Veloso (Oriental; 01/12/1996)
Num Oriental a tentar recuperar da descida, foi um miúdo brasileiro quem mais surpreendeu. Veio dos estaduais cariocas e tem tudo para não ficar por aqui.

Total de visualizações