segunda-feira, 19 de junho de 2017

Revelações da Zona Centro

(As escolhas de Tiago Alves)


No artigo seguinte deixo as minhas escolhas do Campeonato Portugal Prio, que recaem sobre jogadores que atuam maioritariamente na zona centro, tendo também outsiders provenientes da Série H, a qual acompanhei com regularidade.



Raví Paschoa (Sertanense; 29/04/1994)
Raví Paschoa
Começou a época como suplente, mas após a saída de Miguel Assunção assumiu-se como titular indiscutível da equipa da Sertã. Chegou do Flamengo, onde fez toda a formação, mas nunca se estreou como sénior. No Sertanense, tem a sua época de estreia no futebol sénior, mas nunca pareceu ser estreia. Mostrou que os penalties não se defendem por sorte.


Tito Júnior (Sertanense; 28/07/1995)
Formado no Cartaxo e com passagens pela União de Leiria Leiria e pela Naval, onde se estreou como sénior, chegou à Sertã como promessa. Jogou quase todos os jogos do Sertanense, onde ainda marcou dois golos. Numa equipa mais competitiva mostrou que está a evoluir rapidamente. Seguramente irá passar pelo futebol profissional.


Sérgio Oulu (Sertanense; 19/05/1993)
Formado no Oeiras, estreou-se na 2ª Divisão de Lisboa no futebol sénior pelo Castelo Forte. Posteriormente foi para o Linda-a-Velha e é daí que chega à equipa da Sertã. Chegou como desconhecido, mas rapidamente mostrou que a qualidade estava lá. Desconhecido já deixou de ser. O futebol profissional espera-o, já que assinou com o Belenenses.


Alan Bidi (Lusitano VRSA; 19/10/1995)
Chegou ao futebol do Lusitano e rapidamente se mostrou como um esteio na defesa da equipa algarvia. Esta época foi bastante produtiva, apresentando-se como um central goleador (seis golos esta época). Chamou a atenção de vários clubes do futebol profissional, mas o Futebol Clube do Porto ganhou a corrida e contratou o defesa para integrar (para já) a equipa B.


Dénis Marandici
Dénis Marandici (União de Leiria; 18/09/1996)
Este defesa esquerdo começou a formação no Caldas, onde fez dois anos de formação. Em 2010 integrou a formação da União de Leiria e, na temporada passada, fez a sua estreia sénior. Está rotulado como grande promessa do futebol de Leiria. Não fez muitos jogos, é certo, mas os que fez foram suficientes para levar o selecionador sub-21 da Moldávia a convocá-lo para a fase de apuramento para o Europeu Sub-21, onde jogou contra San Marino.


João Salas (Lusitano VRSA; 25/02/1999)
Este médio-centro fez a sua formação no Lusitano VRSA e este ano fez a sua estreia como sénior. Rotulado como promessa no clube, João não desiludiu e com apenas dezoito anos jogou metade dos jogos disputados pelo clube. Nada mau para um jovem. Continuando a evoluir, poderá surgir no seu horizonte o futebol profissional. Talento para isso tem ele.


Tiago Fernandes (Sport Benfica e Castelo Branco; 31/03/1995)
Fez a formação no Sporting e no Belenenses. Teve a sua estreia no futebol sénior no Fátima e seguiu depois para o Vitória de Sernache. Não passou indiferente ao Benfica e Castelo Branco, que o contratou este ano. Não demorou muito tempo a começar a jogar e as suas exibições valeram-lhe um lugar como titular na equipa de Castelo Branco.


Rafinha (Amarante; 30/04/1992)
Formado no Paços de Ferreira, fez a sua estreia sénior no Ribeirão. Com passagens por vários clubes, chegou do Trofense à procura de jogar mais. Este médio ofensivo centro (que também pode atuar como extremo) não teve problemas em impor-se no Amarante, onde registou trinta e um jogos e seis golos. Rapidamente deu nas vistas, o Vitória de Setúbal antecipou-se e contratou-o. O futebol está-lhe nos pés e pode mostrar isso mesmo no futebol profissional.


Adílio Varela (Tourizense; 30/12/1996)
Fez a sua formação no Sanjoanense e no Tondela. Fez a sua estreia como sénior no Lusitano e rapidamente o Tourizense o foi buscar para ocupar um lugar no ataque da equipa. Este avançado não perdeu a oportunidade e assumiu-me como titular e melhor marcador da equipa. Apesar de a equipa ter disputado os play-off de despromoção (e não ter tido sucesso), Varela marcou dezasseis golos. O futebol profissional está certamente no horizonte deste jovem jogador.


João Vasco (Mortágua; 26/12/1994)
Fez a sua formação no Darquense e foi já pelo Mortágua que fez a sua estreia como sénior. Assumiu o estatuto de melhor marcador da equipa este ano e as suas exibições não passaram despercebidas a diversos clubes. O futebol profissional já não lhe deve escapar, uma vez que assinou contrato com o Tondela.


Youssouf Sow
Youssouf Sow (Louletano; 13/05/1993)
Esteve nos sub-19 do Belenenses e conta com passagens por diversos clubes, como o Castrense. O Louletano contratou-o e Sow não desiludiu, tendo uma época muito produtiva (dezanove) golos. Quem não ficou indiferente às suas exibições e golos marcados foi o Desportivo de Aves, que o contratou. Mais um jogador que está a caminho do futebol profissional e da Primeira Liga.


Com um campeonato com tantos talentos, este ano foi profícuo em revelações. Por isso mesmo, queria destacar outros jogadores que apesar de não integrarem o onze têm uma grande capacidade e poderiam figurar nele:


-Miguel Lázaro (Sport Benfica e Castelo Branco; Guarda Redes)
-Igor Baldé (Lusitano VRSA; Defesa-direito)
-Gilchrist Nguema (Tourizense; Defesa Central)
-Caio Prado (Tourizense, Médio defensivo)
-Rui Magalhães (Amarante, Médio-centro)
-Adriano Castanheira (Sport Benfica e Castelo Branco; Extremo esquerdo/direito)

Total de visualizações