segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Relatório: Hany Mukhtar (Hertha)



A imprensa portuguesa tem feito eco acerca de uma potencial investida do Benfica nos serviços de Hany Mukhtar, atleta que conquistou o europeu de sub-19 ao serviço da Alemanha no verão deste ano. Não obstante, os “encarnados” estão cientes de que não será fácil recrutar o jovem de ascendência sudanesa para a Luz, até mesmo atendendo ao facto de Mukhtar ter outras propostas de clubes da Bundesliga em carteira. O atual contexto do futebol alemão esbarra nas pretensões das investidas exteriores, tendo perfeita capacidade para segurar os seus melhores valores. Em Lisboa decerto que há essa noção, ilustrada pela tentativa (falhada) de resgate de Yannick Gherardt no início da nova época.

Totalista em todos os jogos do europeu de sub-19, apresentou-se a Portugal na final e foi o autor do tento que derrotou a congénere “lusa” por 0-1. Nos 450 minutos jogados ao longo de todo o torneio, fez dois golos – na meia-final frente à Áustria e na final diante de Portugal – e rubricou uma assistência frente à Bulgária, no jogo inaugural da fase de grupos. Mais recentemente, a nível de seleções jovens, – note-se que Mukhtar representa a Alemanha desde a categoria de sub-16 – representou os sub-20 e até capitaneou a equipa no confronto com a Polónia.

Já fez saber à direção do Hertha que não pretende renovar o vínculo que o liga ao clube, e também por isso se têm intensificado as notícias que dão conta de uma possível saída de Mukhtar já em Janeiro. Opção habitual na Regionalliga Nordost, no presente ano só esteve entre os convocados da equipa principal aquando da deslocação a Leverkusen.

Mukhtar define-se pela versatilidade. Pode atuar numa posição interior ou descaído sobre a ala.

É um atleta rápido, forte em progressão, que denota qualidade com a bola no pé. Quando atua em terrenos mais centrais, destaca-se pela capacidade de sair com a bola controlada e pela segurança a nível do passe. Perspicaz na leitura de jogo.

Na ala, além da útil velocidade, assume-se um jogador munido de bons argumentos do foro técnico, ambidestro, que permitem vencer vários duelos no 1x1, destacando-se pela capacidade no "drible" curto. No que concerne à movimentação, é comum vê-lo fletir para posições mais interiores quando encostado sobre um dos flancos. Com bom sentido de baliza, aparece bem em zonas de finalização. Na final do europeu de sub-19, a sua entrada ao primeiro poste permitiu marcar o golo que derrotou Portugal.

Eintracht Frankfurt e Colónia são, para já, os clubes que alegadamente concorrem com o Benfica pela aquisição do passe do jovem de 19 anos.


Nome: Hany Mukhtar
Posição: médio-ofensivo
Data de nascimento: 21/03/1995
Naturalidade: Berlim (Alemanha)
Altura: 1,74m

Total de visualizações